Banda sonora da vocação

Durante a semana de oração pelas vocações, a Comunidade Pedro Arrupe foi desafiada a propor um conjunto de orações para toda a Província rezar. Partilhamos aqui a nossa proposta, adaptando-a a todos os que quiserem rezar connosco.

[Mc 4, 26-29]

O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Quer esteja a dormir, quer se levante, de noite e de dia, a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro o caule, depois a espiga e, finalmente, o trigo perfeito na espiga. E, quando o fruto amadurece, logo ele lhe mete a foice, porque chegou o tempo da ceifa.


[Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2024]

Ser peregrinos de esperança e construtores de paz significa fundar a própria existência sobre a rocha da ressurreição de Cristo, sabendo que todos os nossos compromissos, na vocação que abraçamos e levamos por diante, não caem no vazio.
Apesar dos fracassos e retrocessos, o bem que semeamos cresce de modo silencioso e nada nos pode separar da meta última: o encontro com Cristo e a alegria de viver na fraternidade entre nós por toda a eternidade.

[1] Semente – Encontro

Recordo e saboreio, como se presente me achasse, o momento mais significativo da iniciativa de Deus na história da minha Fé.

Que memória guardo do momento em que encontrei Deus, de quando “me apaixonei por Ele de um modo absoluto, até ao fim”?

[2] Raiz – Relação

A Fé começa com um encontro com a pessoa de Jesus, mas alimenta-se e cresce na oração, só assim posso encontrar a minha vocação e vivê-la de alma e coração.

Qual foi a experiência mais significativa de oração que já tive? Que marca deixou naquilo que hoje sou?

[3] Terra – Família

Para a semente germinar, tem de cair em boa terra.

Dentro da minha família, quem me transmitiu a luz da Fé e nutriu a minha relação pessoal, de intimidade e confiança, com o Senhor? Que momentos guardo com essa pessoa que me deram ânimo para continuar a peregrinar?

[4] Tronco – Dificuldades

Por mais que os ventos soprem, o tronco mantém a árvore de pé.

Qual a maior provação que a minha Fé já enfrentou? O que a fez permanecer?

[5] Folha – Comunidade

A seiva conduz os nutrientes para as folhas, tal como a comunidade sustenta a minha Fé.

Que lugares espirituais têm sido um refúgio para a minha Fé, entre amigos, grupos e propostas? Onde tenho nascido de novo e do alto?

[6] Flor – Testemunho

A flor é um lugar onde Deus revela a Sua beleza. É através da beleza que o Cristianismo se expande, por atração.

Que lugares de beleza tem o Senhor feito florescer na minha vida como sinal do Reino que virá?

[7] Fruto – Missão

A Fé é daqueles bens que se multiplica quando se reparte.

De todas as minhas ocupações, em casa, nos estudos, no trabalho ou no serviço, onde me sinto enviado a gastar-me no amor ao outro, ao jeito de Jesus?

[8] Colheita – Síntese

Na vida espiritual, mais do experienciar muitas coisas, importa saboreá-las internamente.

Qual o momento desta oração que mais me tocou? Ondo sinto que Deus me quis comunicar alguma coisa?
Falo com Jesus, como um amigo a um amigo, ora agradecendo, ora pedindo, ora entregando-me.

_______

Orações: Diogo, Emanuel, Migalha e Vicente

Aguarela: Vasco