Começou o ano letivo… e agora?
Mantemos um sistema de ensino que tende para o estilo de fábrica em série. Agora assumimos que as crianças podem ser autómatos. Pelo menos somos consistentes…
Mantemos um sistema de ensino que tende para o estilo de fábrica em série. Agora assumimos que as crianças podem ser autómatos. Pelo menos somos consistentes…
Cidadania e Desenvolvimento poderá ser uma disciplina pela qual, sem esquecer nem anular aquilo que à família diz respeito, a educação humanista tem um pouco mais de direito na escola.
Pais de Famalicão invocaram direito à objecção de consciência para legitimar faltas dos filhos às aulas de Educação para a Cidadania. A consciência pode e deve opor-se a tudo o que, tendo carácter ideológico, contraria convicções do sujeito
Se é difícil encontrar generalizados entendimentos em relação ao que é adequado ensinar e aprender, é impossível ter em boa conta todas as recomendações sobre as áreas em que a escola deveria suprir as lacunas da educação familiar.
O Ponto SJ abre hoje espaço à discussão sobre as questões em torno da “Educação para a Cidadania”. Queremos contribuir para um debate em que a escuta seja possível.
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial da prevenção do suicídio e foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela OMS, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção do ato do suicídio.
Estes recentes fenómenos de aumento de manipulação da informação, que dificulta a interpretação dos factos e notícias, veio demonstrar a importância de cultivar uma literacia para os media digitais e para a informação, em específico.
Entre os pensamentos de todos os professores, há uma voz que apela à criatividade, que reconhece que os alunos e alunas não podem ser todos tratados igualmente.
Acima de tudo, prefiro garantir-te que contamos contigo e com tudo o que trazes. Contamos com tudo aquilo que aprendeste, seja pequenino ou grande, durante estes meses em que estivemos fisicamente mais distantes.
Seis meses de ensino não presencial tornaram muito evidente que é possível aprender sem ir fisicamente à escola. Mas também mostraram que sem escola muitos alunos morrem devagarinho. A matéria é muito importante; mas não salva ninguém.