Últimas

A Escola depois do ensino não presencial

Seis meses de ensino não presencial tornaram muito evidente que é possível aprender sem ir fisicamente à escola. Mas também mostraram que sem escola muitos alunos morrem devagarinho. A matéria é muito importante; mas não salva ninguém.

O currículo COVID

Não sabemos como vai ser o próximo ano letivo; é provável que seja marcado por mais tempo dos alunos em casa. Ou alunos mais afastados nas salas. Ou menos alunos em cada sala. Seja como for, vamos ter de mexer na estrutura do currículo.

Educar pelo interesse e para o espanto

Aprender é um processo interior que exige interesse, esforço, treino e aperfeiçoamento. É um processo que necessita da mobilização da nossa cabeça, mas antes disso do nosso coração e depois disso das nossas mãos.

A escolha da escola

O argumento usado contra a liberdade de escolha é que esta iria criar uma sociedade mais segregada. O que estes dois casos mostram é exactamente o contrário.

Neurónios e educação

A existência de um processo biológico de mimetismo subjacente à aquisição e calibração dos nossos modos de ver o mundo dá ainda mais importância ao papel do professor enquanto modelo de pessoa em relação com o saber.