Últimas

Para que serve, afinal, a escola?

Num mundo pautado por constantes mudanças, para as quais as novas gerações necessitam e devem procurar respostas e soluções, a escola não pode continuar a promover uma cultura ligada ao resultado (versus processos de aprendizagem).

Para ti, Beatriz

Nos meus já 20 e poucos anos como professora ficará, sem dúvida, a memória da Beatriz, mesmo que acompanhada por um turbilhão de sentimentos, como se de notas soltas se tratasse, que fazem lembrar, ironicamente, o prelúdio de uma pandemia.

O futuro é… hoje!

Ironicamente, a pandemia empurrou-nos para uma reflexão profunda sobre o ensino tal como é pensado nos seus diferentes níveis, sem qualquer hipótese de regresso ao passado. Ironicamente, são as crises que despoletam mudança.

A lista dos desejos

Os desejos são coisa séria. Fazem-nos acreditar mesmo tendo medo. Fazem-nos sair do lugar de conforto onde às vezes estamos e repensar a estratégia.

Vamos falar de suicídio

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial da prevenção do suicídio e foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela OMS, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção do ato do suicídio.

Vamos só falar de brincar!

O brincar pode ser uma oportunidade para nos redescobrimos enquanto família, para potenciar ou reforçar relações positivas familiares, para a criança adquirir um conjunto de competências que lhe serão úteis para as aprendizagens escolares.