O que queres ser quando fores grande?
Afinal, o que quero fazer quando for grande é apenas um meio, um “o quê”, que responde ao porquê.
Afinal, o que quero fazer quando for grande é apenas um meio, um “o quê”, que responde ao porquê.
É do caminho conjunto de reflexão e partilha de práticas pedagógicas entre agentes educativos de diferentes naturezas que nasce o PODxperimentar, podcast que fala sem medos nem certezas absolutas sobre a Escola e a aprendizagem da cidadania
Para pensarmos como captar mais docentes no futuro e como cumprir a missão educativa da escola com o atual corpo docente, teremos que olhar para o sistema como um todo, para as suas potencialidades e fragilidades.
Pela educação formal em colégios e universidades ou pelo acompanhamento em centros, paróquias ou movimentos, os jesuítas são chamados a parar e a escutar os jovens. A anunciar-lhes a alegria de seguir Jesus e pertencer à sua Igreja.
O Ministério da Educação deve ser o ministério de todos os alunos portugueses, independentemente do tipo de escola ou de projeto educativo.
Alunos e educadores das cinco escolas do Colégio das Caldinhas foram chamados ao pátio de Nossa Senhora para a abertura solene do ano letivo. O colégio voltou a reunir-se todo, como não se via há muito tempo, em espírito de festa e alegria.
Os casais multiplicam-se mas as complicações também: com os filhos vêm os sarilhos, principalmente para a vida dos casais.
Depois de dois anos letivos em pandemia, com os contactos sociais muito limitados, é preciso combater o isolamento e reaprender a viver em comunidade
Regressar traz-nos de volta às grandes amizades, à família, às relações que dão sentido à vida. Aproxima-se o famoso regresso às aulas. Há uma preparação necessária, exterior e interior, para voltar a uma rotina desejada por todos.
Vivemos num tempo em que as palavras perderam matizes, em que tudo é facilmente absolutizado ou vilipendiado. Na educação temos também a tentação de utilizar palavras definitivas. Esse não é um bom caminho para educar para o diálogo.