‘Conversas francas’ assinalam quatro anos de Ponto SJ

Nova rubrica do Ponto SJ, lançada na semana do quarto aniversário, promove conversas francas que misturam cultura, humanismo e cristianismo. Estreia no próximo domingo. Entre os convidados, à conversa, estarão crentes e não crentes.

O Ponto SJ vai celebrar na próxima semana o seu quarto aniversário. Ao longo deste tempo, foram muitas as centenas de artigos publicados, nos mais variados formatos – texto, vídeo, áudio, transmissões online – e também muitos os colaboradores que aqui expressaram a sua visão do mundo e da atualidade. No portal oficial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, procurámos também ir testemunhando e refletindo a dinâmica pastoral dos jesuítas e das comunidades inacianas presentes em vários pontos do país, com toda a sua diversidade e ardor apostólico. Durante os dois anos de pandemia tentámos ser um ponto de apoio espiritual e de reflexão sobre os tempos estranhos e confusos que íamos vivendo. Deste modo, acreditamos que o Ponto SJ foi também contribuindo para que crescesse o sentido de pertença à comunidade inaciana presente em tantos lugares diferentes. Nada disto teria sido possível sem o empenho de todos os nossos colaboradores, a fidelidade dos que nos seguem e a generosidade dos nossos doadores. Estamos agradecidos a todos.

Neste quarto ano de vida, queremos lançar novas dinâmicas e oferecer mais oportunidades de reflexão e debate aos nossos leitores e ouvintes. Para isso, o Ponto SJ lançará, já nos próximos dias, uma nova rubrica denominada Conversas Francas. Um podcast (formato vídeo e áudio) sobre Religião e Cultura que será uma série de conversas que misturam cultura, humanismo e cristianismo. Esta rubrica será publicada quinzenalmente, ao domingo, em formato áudio e vídeo.

“Convidamos homens e mulheres, de dentro e fora da Igreja, e livremente discorremos sobre o sabor do saber e sobre o saber da vida. Falamos de astronomia, de eternidade, de sofrimento, de morte e de vida, de inteligência artificial, de bioética, de história, de sexualidade e de Portugal”, explica João Paiva, colaborador do Ponto SJ que vai dinamizar esta rubrica e moderar as conversas, acrescentando: “Andamos a escutar o mundo, andamos a ser sínodo… “. Na primeira série deste podcast já está confirmada a participação de Carlos Fiolhais, Edna Gonçalves, Arlindo Oliveira, Maria Manuela Jorge, Luís Amaral, Gabriela Moita, Filipe Duarte Santos e D. Manuel Clemente.

Na primeira série deste podcast já está confirmada a participação de Carlos Fiolhais, Edna Gonçalves, Arlindo Oliveira, Maria Manuela Jorge, Luís Amaral, Gabriela Moita e D. Manuel Clemente.

Para o P. José Maria Brito, diretor do Ponto SJ, “esta proposta constitui um modo de reafirmar a identidade do Ponto SJ, já que, tal como afirmamos no nosso estatuto editorial, desejamos favorecer o exigente exercício do diálogo”. Quanto aos convidados desta primeira série, o diretor do Ponto SJ afirma que são “expressão da nossa convicção que a fé pode verdadeiramente conversar com as diferentes dimensões da vida e do saber.”

Para dar início à primeira série deste podcast, o Ponto SJ transmite em direto, já no próximo domingo, dia 20, às 21h uma conversa entre João Paiva e o P. José Maria Brito. Este momento servirá para fazer um balanço dos quatro anos do Ponto SJ, para conversar sobre os desafios da relação entre a fé e a cultura e para refletir sobre o tempo sinodal que vivemos.

No final da primeira temporada das Conversas Francas, haverá um episódio público e ao vivo que terá lugar na última semana de junho na Brotéria, em Lisboa. Em breve haverá mais novidades sobre esta iniciativa.