Arquivo de Educação - Página 21 de 57 - Ponto SJ

Últimas

Selo 4C & Peace

Como poderemos, nesta nova ordem mundial, educar para a cidadania responsável, que implique o respeito pela diferença e a construção efetiva da paz? Como poderemos educar para uma excelência humana que permita reconhecer o outro como irmão?

Hibridez

Num mundo de hibridez, instituições e pessoas alargam a sua abrangência e complexidade passando a desempenhar mais missões e papéis.

Escolas da Companhia de Jesus recebem selo protetor

O Colégio São João de Brito, o Instituto Nun’ Alvres, a OFICINA e a APINA receberam hoje o Selo Protetor que reconhece a sua atenção à proteção e cuidado dos alunos e que estão capacitados para promover um ambiente de bom trato.

On ou off? Sou eu que decido!

Nos últimos anos, tem-se verificado uma tendência emergente de jovens que se sentem assoberbados com a sobrecarga de informação e estímulos que lhes chega do mundo digital. Estão em processo de desconexão digital.

Semana Inaciana anima colégios

Como habitualmente acontece nesta altura do ano, está a decorrer a semana inaciana dos colégios da Companhia de Jesus em Portugal. Em pleno Ano Inaciano, “Ver como Jesus” foi o tema escolhido para estes dias.

Vamos (re)pensar a infância?

Áreas como a Educação, a Psicologia e a Sociologia da Infância alertam para a necessidade de repensar a infância e desconstruir a perspetiva da criança como ser inferior, quer nas experiências da infância, quer na forma como a escutamos.

Pensar em vez de repisar. O erro no ensino

O erro humano tem sido ampla e profundamente estudado do ponto de vista conceptual, técnico e prático. É preciso mudar a atitude face ao erro, diz quem se preocupa com ele, admitindo que a tarefa é difícil. É o caso do ensino.

Os jovens na criação de um futuro promissor

A melhor pastoral juvenil será sempre a da partilha, do testemunho e da festa, a pastoral da relação pessoal, “única”, próxima e inacianamente “indiferente”, que evita dependências e manipulações, se constrói no encontro com Cristo.