Projecto Luxan nón Limpo/ Bairro Limpo a crescer

"...os próximos passos passarão pela separação. Adaptação do modelo comunitário de recolha que já existe a um modelo comunitário de separação e recolha dos Resíduos."

No passado mês de Janeiro, o Grupo Comunitário de Boa Morte (GCBM) contou com o apoio e colaboração no terreno do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) do Instituto Politécnico de Coimbra, no projecto Luxan nón Limpo financiado pelo I. Camões.

Numa primeira etapa foi realizada uma campanha de caracterização de resíduos que envolveu mais de 30 famílias. Estas famílias, algumas clientes da recolha porta a porta, dos próprios membros do GCBM durante sete dias colaboraram nesta campanha, separando os seus resíduos orgânicos dos resíduos inorgânicos. Durante estes mesmos sete dias, uma equipa de pesagens visitou as já referidas famílias diariamente, permitindo assim perceber que quantidade de resíduos é produzida por dia.

Com a análise destes mesmos resíduos foi possível perceber que mais de 80% dos resíduos produzidos por estas famílias são orgânicos.

Numa segunda etapa, e muito alinhada com os resultados obtidos na campanha de caracterização, foi realizada uma formação de compostagem no quintal. Tendo como principal objetivo levar a simplicidade do processo aos quintais da Boa Morte, durante quatro dias houve uma sessão teórica, duas sessões práticas e um teste. Na compostagem doméstica, sem custos associados, encontraram forma de valorizar os resíduos, transformando algo que já não tem valor, num produto que ainda pode ser útil.

Para complementar tudo isto, foi feita uma avaliação do modelo comunitário (criado pelo GCBM) que permitirá não só o crescimento do mesmo de forma sustentável (pensando quais serão os próximos passos e a concretização dos mesmos), mas também a validação e sistematização que permitirá a divulgação e replicação.

Como foi discutido posteriormente nas reuniões do GCBM, parece que os próximos passos passarão pela separação. Adaptação do modelo comunitário de recolha que já existe a um modelo comunitário de separação e recolha dos Resíduos.