No passado dia 21 de fevereiro a família LD reuniu-se no CUPAV para dar graças pela chegada dos mais recentes anciãos (voluntários que completam o seu período de missão). Este momento reuniu todos voluntários que estiveram em missão em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe nos anos de 2024/25, bem como alguns familiares e amigos, para uma celebração eucarística presidida pelo jesuíta Carlos Azevedo Mendes e um almoço partilhado.
Numa altura em que nos encontramos a viver, uma vez mais, a caminhada quaresmal de preparação para a Páscoa, estes voluntários quiseram deixar uma mensagem sobre como estão a viver este regresso das missões LD:
“Num mundo que corre apressadamente na urgência do fazer e do mostrar resultados, foi em missão que confirmámos uma verdade profunda: a beleza que nos salva da indiferença pelo outro, reside na simplicidade do estar e no amor que colocamos em tudo o que somos.
Após um percurso tão bonito quanto desafiante como missionários LD, numa família que cresce a cada ano, regressamos a casa como «anciãos». Na bagagem, trazemos memórias vivas, pessoas que se tornaram casa e um novo olhar sobre o legado que queremos deixar. Talvez para alguns este caminho ainda não seja claro, mas avançamos com a certeza de que, confiando no Amor de Deus, tudo se revelará a Seu tempo.
Hoje, aqui reunidos, damos graças pela bênção de servir o mundo com a «camisola de Deus». Celebramos a riqueza das missões LD e a forma como nos aproximam, com verdade, de nós próprios e dos outros. É tempo de abraçar, recordar, escrever, rezar por quem agora assume o leme e criar novas memórias.
OBRIGADO, DEUS, PELA POSSIBILIDADE DE PODERMOS VIVER COMO MISSIONÁRIOS AO SERVIÇO DE UMA GRANDE CAUSA! E OBRIGADO, FAMÍLIA LD, PELA CONFIANÇA DEPOSITADA EM CADA UM DE NÓS!”
A realização deste momento de Ação de Graças veio concretizar uma vontade antiga de, assim como acontece todos os anos com a Missa de Envio realizada antes de os voluntários partirem em missão, também no seu regresso terem um momento para agradecer este tempo e serem acolhidos como anciãos na grande família dos Leigos para o Desenvolvimento. Desta forma, foi lançada a semente para nos próximos anos ser repetida esta celebração.
