História da expulsão, exílio e restauração da Companhia de Jesus

A Brotéria promove de 12 a 14 de outubro um curso de História da Companhia de Jesus com o P. António Júlio Trigueiros, sj. Será analisada a crise que afetou os jesuítas na segunda metade do século XVIII, em formato presencial ou online.

A Companhia de Jesus atravessou uma grave crise na segunda metade do século XVIII. Os jesuítas, após terem sido expulsos das principais potências europeias, de que Portugal foi a primeira, viram a ordem inaciana suprimida pelo Papa em 1773. A sobrevivência na Rússia Branca e na Prússia permitiu que quando quarenta anos mais tarde foi finalmente restaurada, a ordem inaciana tenha retomado a sua identidade ainda que adaptada a uma nova conjuntura. É este o pano de fundo do curso de História da Companhia de Jesus que A Brotéria promove de 12 a 14 de outubro e em que é possível participar presencialmente ou online.

O curso é orientado pelo P. António Júlio Trigueiros, sj que é doutorado em História Moderna pela Universidade de Lisboa , com uma dissertação intitulada Os Jesuítas Portugueses exilados nos Estados Pontifícios no período pombalino e post-pombalino. O Historiador Jesuíta tentará descrever o processo porque passou a Companhia de Jesus e as suas consequências em Portugal e no mundo.

As informações sobre o modo de inscrição podem ser encontradas aqui. A organização esclarece que o curso será gravado e os links de acesso aos três vídeos serão enviados a todos os inscritos. Quem deseje participar, mas não está disponível nas datas propostas, poderá inscrever-se e rever o curso em diferido.