Quaresma: Jesus assume a nossa realidade. E nós?

Ponto de Abastecimento adapta-se ao tempo de Quaresma e propõe retiro online em cinco sábados, com exposição de tema, pontos de oração, celebração da palavra e acompanhamento espiritual. Ao domingo, mantém-se a proposta da Igreja Doméstica.

Ponto de Abastecimento adapta-se ao tempo de Quaresma e propõe retiro online em cinco sábados, com exposição de tema, pontos de oração, celebração da palavra e acompanhamento espiritual. Ao domingo, mantém-se a proposta da Igreja Doméstica.

O tempo que estamos a viver têm-nos feito sentir especialmente inseguros. Adiámos expectativas uma e outra vez. Custa-nos, mais do que nunca, a realidade. Mas só a partir da realidade humana tocada por toda esta incerteza podemos experimentar a gratuidade da salvação que Jesus nos oferece. A Quaresma oferece-nos a possibilidade de acolher a vida como ela nos é dada neste momento concreto da História. A dádiva de Jesus acontece no concreto do nosso quotidiano. O Ponto SJ que dar o seu pequeno contributo para uma Quaresma que abrace a vida na sua dureza e em todas as possibilidades que nos são abertas pela morte e  ressurreição de Jesus.

Além das propostas do Ponto SJ que enriquecem o Ponto de Abastecimento, há muitas outras feitas pelas diferentes obras ligadas à Companhia de Jesus. Todas elas serão divulgadas neste portal. Mas fica um conselho: use-as com moderação. Uma sobredosagem de propostas espirituais também ilude a realidade, não ajudando a que a acolhamos no que possa ter de dureza e promessa.

A principal proposta do Ponto SJ implicará momentos de paragem: Do avesso vê-se melhor – retiro inaciano para a quaresma decorrerá ao longo dos cinco sábados deste tempo litúrgico (de 20 de fevereiro a 20 de março). O desafio é fazer deste dia um tempo de oração e aprofundamento, com o lançamento de pontos que podem depois ser rezados durante a semana, e a possibilidade de acompanhamento espiritual (em moldes a combinar). A proposta consiste num encontro semanal online, às 10h, seguida do envio de pontos, por email, ao início da tarde, culminando com a celebração da palavra ao final do dia, às 19h15. Serão cinco os jesuítas a orientar esta proposta: o P. Nuno Branco, o P. João Goulão, o P. António Santana, o P. Luís Onofre e o Vasco Teixeira. Para fazer este retiro, é necessária uma inscrição, e as ligações acontecem através da plataforma zoom. (Inscrições até ao dia 19 aqui)

Neste tempo de Quaresma, no Ponto de Abastecimento prosseguirá a proposta da Igreja Doméstica, com orações para fazer em família ou comunidade, lançadas no domingo.

Fica interrompida a edição das Pausas para Inspirar, que retomará oportunamente.

Nas redes sociais Facebook e Instagram do Ponto SJ será reproduzida a proposta da Rede Mundial de Oração do Papa, dedicada ao tema “A alegria ponha-a eu”. Elaborada pelos estudantes jesuítas e formadores da Comunidade Pedro Arrupe, em Braga, inclui uma breve passagem da liturgia do dia, algumas reflexões do Papa Francisco, uma breve meditação e um desafio para o dia. Além de acompanhar as redes sociais, pode participar nesta campanha de oração inscrevendo-se na newsletter diária da RMOP.

 

OUTRAS PROPOSTAS INACIANAS PARA A QUARESMA

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.