Quarta-feira de Cinzas e outras propostas inacianas para a Quaresma

Amanhã, Quarta-feira de Cinzas, haverá transmissões da missa online. E todos os dias da Quaresma um vídeo com pontos de oração para o dia seguinte preparado pelos jesuítas da Brotéria, Encarnação e São Roque. Propostas são muitas e variadas

Além da proposta Do avesso vê-se melhor – retiro inaciano para a Quaresma, e das propostas da Igreja Doméstica que serão disponibilizadas ao domingo no Ponto SJ, são muitas as iniciativas inacianas que ajudam a viver melhor este tempo litúrgico em confinamento. Aqui ficam algumas sugestões:

 

Missa de Cinzas – amanhã, Quarta-feira

São várias as comunidades jesuítas que celebrarão a Missa de Cinzas, que pode ser acompanhada online.
Na Paróquia de S. Francisco Xavier, a transmissão será no zoom, às 18h30 (para participar enviar email para psfranciscoxaviercaparica@gmail.com)
O CREU transmitirá a eucaristia através do canal de youtube do Ponto SJ às 19h15
O Casarão às 19h no seu canal de youtube.
No CUMN, a eucaristia será às 19h15, através do link zoom https://us02web.zoom.us/j/88298797843
Na Igreja de Nossa Senhora do Amparo (Portimão) a missa será às 21h00, no seu canal de youtube. 

 

Ver novas todas as coisas – Pontos para rezar – Diariamente às 22h

Todos os dias da Quaresma, à noite, haverá uma proposta de pontos de oração a antecipar o dia seguinte. A iniciativa Ver novas todas as coisas segue a tradição inaciana de lançar pontos de oração para o dia seguinte e é da autoria da comunidade jesuíta da Brotéria, Igreja de São Roque e Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação. Consiste num vídeo, com a duração 5-8 minutos, proposto pelos padres António Júlio Trigueiros, Vasco Pinto de Magalhães, João Norton e Francisco Mota, e lançado às 22 horas.

Canal: youtube da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

 

A alegria ponho-a eu – meditações diárias

O objetivo da campanha de oração da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), que vai decorrer de amanhã até ao domingo de Páscoa, e que tem como tema “a alegria ponha-a eu”, é promover uma atitude de conversão à alegria e à esperança. As propostas diárias foram escritas pelos estudantes jesuítas e formadores da Comunidade Pedro Arrupe, em Braga, e incluem uma breve passagem da liturgia do dia, algumas reflexões do Papa Francisco, uma breve meditação e um desafio para o dia.

Para participar nesta campanha de oração basta inscrever-se na newsletter diária as RMOP, ou acompanhar as propostas diárias de oração através do site ou das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

Canal: site e redes sociais da Rede Mundial de Oração do Papa e do Ponto SJ.

 

Kit Quaresma – propostas de oração para a semana

A Associação Rabo de Peixe Sabe Sonhar criou um diário de bordo, para ajudar a guiar o caminho até à Páscoa. O convite é para viver a Quaresma a partir das diferentes estações da Via-Sacra. Há uma proposta de oração para a semana. E, finalmente, durante a Semana Santa, terás propostas de oração diárias para melhor viveres e rezares todos os seus mistérios. Esta proposta pode ser acompanhada online. Mas pode encomendar também o diário de bordo e recebê-lo em casa.

Encomendar o kit aqui.

 

Centros Universitários – são várias as propostas disponíveis, e que podem ser consultadas nas respetivas páginas de instagram do CAB, CUMN, CREU, Casarão e CUPAV.