Começa no domingo o novo ano litúrgico e o tempo especial do Advento. São várias as iniciativas promovidas pelas Obras Apostólicas da Companhia de Jesus para melhor viver esta caminhada até ao Natal. Neste artigo destacamos algumas destas propostas.
O Ponto SJ organiza um retiro online no dia 7 de dezembro, das 10h às 17h, orientado pelo P. Paulo Duarte, sj, proporcionando um momento de reflexão e oração com a proposta de abrir as portas à esperança. O tema do retiro é Vou fazer algo novo – Um dia para abrir portas à esperança e as inscrições podem ser feitas aqui.
Relativamente aos centros universitários, o Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), em Lisboa, promove um retiro nos dias 7 e 8 de dezembro, das 9h30 às 19h, na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela, orientado pelo P. João Goulão, sj criando um espaço para preparar o coração para acolher o mistério de Deus que vem ao nosso encontro. Haverá ainda os Encontros de Advento a 10 e 17 de dezembro com o P. Luís Onofre e Carlos Carvalho (respetivamente), às 21h00 no Auditório do Colégio S. João de Brito. Dirigido aos universitários, o CUPAV oferece, como habitualmente, a proposta de oração ESPERA, a começar dia 4 de dezembro.
No Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), em Coimbra, a preparação para o Advento começa com um retiro em Cernache no dia 30 de novembro, das 10h às 18h. A habitual iniciativa ESPERA, composta por serões de reflexão e oração, que decorre todas as quartas-feiras, com início no passado dia 27 de novembro (27, 4, 11 e 18). A Missa Rorate terá lugar no dia 3 de dezembro, às 6h30, na Igreja de São Salvador.
No Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loiola (CREU-IL), o ESPERA acontece todas as terças-feiras, a partir de 3 de dezembro (3, 10 e 17), com encontros que procuram ajudar os jovens universitários na preparação para o Natal. O primeiro serão será orientado pela Rita Sacramento Monteiro, o segundo pelo P. Nelson Faria, sj e o terceiro pelo P. Duarte Rosado, sj.
No Centro Académico de Braga (CAB), as iniciativas de Advento começam no dia 3, com o “Sinto, logo existo”, prosseguem com o “Spotify do Advento” no dia 10; o “Sentir e Gostar” no dia 12 e a Missa Rorate que será celebrada no dia 15 de dezembro. Haverá ainda uma “Gincana de oração” no dia 17 e confissões no dia 18.
Na Casa de Exercícios de Santo Inácio (Rodízio), decorrerá um retiro de Advento no dia 1 de dezembro, das 9h30 às 18h, oferecendo uma oportunidade de preparação do Advento. Infelizmente as vagas para este retiro já estão esgotadas.
A Casa da Torre, em Soutelo, acolhe um retiro de Advento no dia 7 de dezembro, das 10h às 17h30.
A Paróquia de São Francisco Xavier, Caparica/Pragal, promove as Conversas de Advento, que se iniciaram no dia 1 de dezembro, orientadas pelo P. Fernando Ribeiro, sj, com o tema “Maria conservava estas coisas, ponderando-as no seu coração” (Lc 2,19). No dia 15 de dezembro, às 16h, decorrerá uma conversa sobre as Figuras do Advento, com o P. José Pires, sj.
Também a Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) traz-nos diariamente um encontro de leveza espiritual “Respiro de Silêncio”, um momento de oração guiada, em áudio, que sai todos os dias do Advento nos canais da RMOP que nos orienta para o encontro com Deus Menino. Pedro Carvalhas, jornalista e pivot da TVI/CNN Portugal, dá voz à proposta de oração, preparada pelo P. António Sant’Ana, sj, Diretor Nacional da RMOP-Portugal.
Este ano, a Associação de Pais do Colégio de S. João de Brito preparou o já tradicional Caderno do Advento, com a colaboração de famílias, avós, representantes das associações de pais, professores, membros do conselho de direção do Colégio São João de Brito, em Lisboa, e do Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, e Jesuítas dos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal. O caderno está disponível no Ponto SJ em versão digital aqui, para que possa ser descarregado e utilizado por todos (Link para o Caderno do Advento em modo “folheável“)
Estas iniciativas oferecem oportunidades diversas para aprofundar a fé e o sentido do Advento, ajudando a preparar o coração para o mistério do Natal.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.