Igreja em caminho: o novo podcast do Ponto SJ

Novo podcast do Ponto SJ chama-se "Igreja em caminho" e vai para o ar às terças-feiras. Pretende ajudar a compreender a caminhada sinodal e a Assembleia Geral Ordinária dos Bispos que reúne em Roma mais de 400 participantes.

Novo podcast do Ponto SJ chama-se "Igreja em caminho" e vai para o ar às terças-feiras. Pretende ajudar a compreender a caminhada sinodal e a Assembleia Geral Ordinária dos Bispos que reúne em Roma mais de 400 participantes.

Começa no dia 4, quarta-feira, a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que tem como tema ‘Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão’. Para ajudar a compreender e acompanhar melhor este momento importante da vida da Igreja, o Ponto SJ lança amanhã uma série de cinco podcasts dedicados ao tema, ao qual deu o nome de “Igreja em caminho”.

O que é o Sínodo? Como tem sido este caminho lançado pelo Papa Francisco há vários meses e como tem sido percorrido pela Igreja? O que podemos esperar deste momento concreto e desta fase do caminho sinodal em que nos encontramos? Quais os assuntos mais importantes que estarão em discussão neste encontro dos bispos e que, pela primeira vez, junta também 57 pessoas, entre as quais 20 mulheres?

Estas são as questões que o primeiro episódio “Onde nos leva o Sínodo?” procurará responder, com a ajuda dos jornalistas Octávio Carmo e Ricardo Perna, enviados especiais a Roma para cobrir o Consistório – onde D. Américo Aguiar foi elevado a cardeal este sábado – e também o arranque da Assembleia Sinodal. Os episódios são semanais e vão para o ar às terças-feiras, dias 10, 17, 24 e 31.

Nos episódios seguintes procuraremos explicar qual o contributo da espiritualidade inaciana – através da conversação espiritual e do discernimento – para a realização dos trabalhos do Sínodo ao longo do mês de outubro, contando, para isso, com a colaboração de um jesuíta que participará na Assembleia. Dedicaremos ainda um episódio às gerações mais jovens, explicando o que está a acontecer e procurando envolvê-los na dinâmica sinodal e faremos, no final do mês, um episódio de balanço.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Para a cobertura do Consistório e do Sínodo foi criada a Parceria Consistório/Sínodo 2023 que resulta da parceria entre os seguintes órgãos de comunicação social e gabinetes de imprensa: Agência Ecclesia, Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Flor de Lis/CNE, Conferência Episcopal Portuguesa, Diário do Minho, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e Ponto SJ.

Para acompanhar o Sínodo, consulte os artigos publicados no Ponto SJ.

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.