Ideias para cuidar

Inspirar gestos concretos que podem ser replicados e criar impacto positivo na vida dos que nos rodeiam. É este o nosso propósito. Envie-nos a suas sugestões.

Inspirar gestos concretos que podem ser replicados e criar impacto positivo na vida dos que nos rodeiam. É este o nosso propósito. Envie-nos a suas sugestões.

Como posso gerar impacto positivo à minha volta? E como devo cuidar melhor dos que me são próximos? Neste momento concreto que me é dado viver, que ajuda concreta posso prestar à família, aos amigos, aos colegas, à minha comunidade, ao país? Estas são interrogações que nos inquietam.

Os tempos são de incerteza e angústia, e, enquanto cristãos somos desafiados a ter um olhar de esperança e a estar ainda mais atentos aos que nos rodeiam. Sensíveis às suas dificuldades e fragilidades, sejam elas materiais, afetivas, espirituais ou psicológicas, somos convidados a ter gestos de esperança e solidariedade que façam a diferença na vida concreta de cada um.

O impacto das nossas ações na vida dos outros e da comunidade em que estamos inseridos tem um potencial enorme, e nem sempre nos damos conta disso. Esta pandemia mostrou-nos como estamos tão interligados e o quanto dependemos uns dos outros. A forma como nos comportamos, como comunicamos ou interagimos nas redes sociais, como consumimos, como nos deslocamos, ou como intervimos localmente no espaço em que habitamos pode ser, realmente, fonte de alegria e de esperança. Numa época em que o desemprego, a pobreza, a solidão, a depressão e a angústia vão ganhando terreno, pequenos gestos podem gerar impacto positivo, suscitar cadeias de boa vontade e de amor ao próximo.

É este o desafio desta iniciativa. Inspirar gestos concretos que possam animar e fortalecer os que nos rodeiam. Contamos com os nossos leitores para nos proporem ideias para cuidar melhor. Deixe-as aqui. (preencha o formulário).

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.