Até já, amigo e companheiro de missão

Durante cinco anos dirigiu com enorme entusiasmo e espírito de missão o portal dos jesuítas, sendo também diretor do Gabinete de Comunicação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus desde 2016. Estava há um ano e meio a viver em Évora.

Durante cinco anos dirigiu com enorme entusiasmo e espírito de missão o portal dos jesuítas, sendo também diretor do Gabinete de Comunicação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus desde 2016. Estava há um ano e meio a viver em Évora.

O P. José Maria Brito, fundador do Ponto SJ, morreu no dia 22 de abril, ao final da tarde. Aos 48 anos, 25 dos quais como jesuíta, estava na comunidade de Évora, onde sofreu no domingo uma hemorragia cerebral.

Durante cinco anos dirigiu com enorme entusiasmo e espírito de missão o portal dos jesuítas, sendo também diretor do Gabinete de Comunicação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus desde 2016. Estava há um ano e meio a viver na comunidade dos jesuítas em Évora. Aí colaborava ativamente com a Arquidiocese na equipa da pastoral familiar e com o Casarão, centro universitário da Arquidiocese. Era assistente regional da Comunidade de Vida Cristã (CVX)- Além Tejo e também presidente da Fundação Gonçalo da Silveira.

Neste momento de enorme tristeza e dor, unimo-nos à família, amigos e a todos os que tiveram a bênção de se cruzar com o Zé Maria ao longo da sua vida.

O Zé Maria deixa como testemunho o gosto pelas boas conversas, a importância do diálogo na construção de pontes e a capacidade de fazer da tensão um bom lugar para habitar. Mais importante do que tudo, o Zé Maria mostrou-nos como o Senhor nos ama (ainda mais) na fragilidade.

 

Biografia
P. José Maria Serrano Marques Mesquita Brito

O Zé Maria nasceu em Santo Ildefonso, no Porto, a 8 de janeiro de 1976. Estudou jornalismo e foi animador do CREU-IL, no Porto. Entrou na Companhia de Jesus a 27 de setembro de 1998, em Coimbra. Fez os primeiros votos, após dois anos de Noviciado, no dia 23 de setembro de 2000, em Coimbra. Estudou filosofia em Braga, de 2000 a 2004. Fez o Magistério no Colégio de S. João de Brito, Lisboa, onde foi professor, colaborou na pastoral e com os Campinácios. Em 2006 foi estudar teologia para Madrid e em 2009 para Boston, nos Estados Unidos. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de julho de 2010 no Colégio das Caldinhas. Em 2011, foi para o Colégio das Caldinhas: aí coordenava o setor social dos colégios, era professor na ARTAVE, colaborava na pastoral e com os Campinácios. Em 2016 foi para o Quénia fazer a terceira provação. Ainda em 2016 começou a fazer parte da comunidade jesuíta de S. Pedro Claver, no Pragal. Colaborava nas paróquias da margem sul e era guia CVX. Fez os Últimos Votos no dia 3 de setembro de 2017, em Cernache. Em 2018 foi viver para a Casa Xavier, no Lumiar, e trabalhava na Cúria Provincial, onde coordenou durante seis anos o Gabinete de Comunicação. Era Vogal da Direção da Fundação Gonçalo da Silveira passando a ser presidente da direção em 2021. Em 2018 deu início ao Ponto SJ, o site dos jesuítas em Portugal, e como diretor do mesmo colaborou ativamente com os órgãos de comunicação social. Em 2020 integrou o Serviço de Proteção e Cuidado. Em 2022 foi destinado à residência do Espírito Santo de Évora, onde foi nomeado assistente regional da CVX Além-Tejo e Diretor do Departamento da Pastoral da Família da arquidiocese.

 

Abrimos também uma página especial com vários informações sobre o P. José Maria Brito, sj

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.