Abertura da Assembleia Social Inaciana

O P. José Frazão Correia, sj gravou uma intervenção para a abertura da Assembleia Social Inaciana que decorre nos dias 16 e 17 de março em Almada. A unidade entre vida e missão e a urgência da reconciliação marcam esta interpelação.

A “Reconciliação”, na sua tripla dimensão – reconciliação com Deus e com o próprio “eu”, uns com os outros, e com a Criação -, é o tema da IV Assembleia Social Inaciana que se reúne hoje, sexta-feira, e sábado na Casa de Retiros do Seminário de Almada. Cerca de 90 pessoas, entre diretores, equipas e voluntários das 25 obras ligadas ao setor social inaciano, estarão juntas para aprofundar temas e inquietudes comuns, e para renovar o “sentido de corpo” da Companhia de Jesus.

A Assembleia Social tem sido também, ao longo dos anos, mais do que um encontro de trabalho, uma oportunidade para confirmar o ânimo e o “sentido de missão” que move cada um; e para trocar e partilhar experiências. Durante estes dois dias, haverá ainda espaço para reflexão pessoal e para o convívio entre os colaboradores das obras.

Este ano o encontro começou com uma palavra inicial do Provincial dos Jesuítas em Portugal, P. José Frazão Correia, sj e contará com a presença do P. Xavier Jerayaj sj, coordenador do Secretariado para a Justiça Social e Ecologia da Companhia de Jesus a nível mundial; do coordenador do setor social em Espanha, P. Alberto Ares sj; e ainda do coordenador europeu, P. Peter Rozic sj.

Ao longo do dia acontecem distintos momentos entre conferências, tempos de reflexão pessoal, partilha em grupos e debates.

O tema da reconciliação tem sido trabalhado pelos jesuítas a nível global, seguindo também o foco do Papa Francisco, da Igreja e de várias outras organizações internacionais nos últimos anos.

O setor social dos jesuítas em Portugal divide-se por várias áreas de intervenção, desde as paróquias, as instituições sociais, as organizações ligadas ao desenvolvimento ou que trabalham com migrantes, os colégios, os campos de férias, entre outras. A Comissão do Apostolado Social dos Jesuítas, que organiza este encontro anual, divide-se em vários grupos de trabalho, desde a formação, à comunicação e à reflexão. Depois de dois anos de avaliação e planeamento (2015 e 2016) encontra-se neste momento a concretizar os eixos de ação definidos pelo plano estratégico 2017-2019.