“Mundo pedagógico consome muito e reflete pouco.”
Novo livro sobre a pedagogia da Companhia de Jesus, lançado pela Axioma, quer contrariar o modo impreciso como se pensa o ser humano e contribuir para a inovação educativa.
Novo livro sobre a pedagogia da Companhia de Jesus, lançado pela Axioma, quer contrariar o modo impreciso como se pensa o ser humano e contribuir para a inovação educativa.
Primeiro imploramos, prometemos, damos a fazenda e o reino para que façam o favor de vir e de abrir escolas e ensinar – pois que é de graça! Depois, crescemos, já não precisamos… […] E por fim fazemos o que se faz com a pastilha elástica: jogamos fora.
A revista online Sinergias – Diálogos educativos para a transformação – apresenta na primeira edição de 2018 várias reflexões sobre a ligação do Ensino Superior à comunidade.
“Nunca na história da humanidade tantas pessoas com tão elevados níveis de educação mataram tantas outras pessoas”, Vernor Muñoz – Relator Especial das Nações Unidas para o Direito à Educação (2004 – 2010).
Para muitas pessoas e movimentos, ligados ou não à Igreja, as palavras do Papa Francisco foram a inspiração necessária para refletir e agir em prol de uma Ecologia Integral. A Rede Cuidar da Casa Comum é um dos resultados dessa mobilização.
Como construir uma nova catedral dentro de uma velha catedral? Como mudar as quatro rodas de um automóvel com este em movimento? Estas são algumas das inquietações que subsistem entre quem luta para mudar a qualidade da educação.
Crise Económica, terrorismo, guerra, refugiados, catástrofes ambientais… assim cresceu a chamada Geração Z, que acusamos de impertinente. Mas não haverá pertinência na sua vontade de mudança?
Já dei às minhas filhas milhares de horas que podia ter usado na leitura e na escrita. Nestas milhares de horas, sofri, ressenti, desesperei, mas hoje dou graças por ter passado por esta forja.
O maior dilema que se coloca hoje às escolas e educadores: arriscar dar uma educação personalizada a todos e a cada aluno. Mas o desafio não é só das escolas e dos professores. É de toda a sociedade.
Necessitamos de espaços que promovam “um clima temperado”, em que sejam possíveis conversas francas, que se alimentem mais de perguntas abertas do que de respostas feitas.