O Dia Mundial dos Pobres devia envergonhar-nos

O problema é que nunca nos permitimos tocar a pobreza porque nos aproximamos sempre com defesas, queremos manter uma distância de segurança que não nos tire o conforto. 

É preciso marcar um dia, anualmente, para nos lembrarmos dos mais pobres? O confronto com a realidade do mundo atual – as vítimas da guerra e os crescentes fluxos migratórios, o aumento dramático do custo de vida, os salários indignos, a crise na habitação – não é suficiente para nos acordar?

Não! É uma vergonha mas continuamos a precisar de um Dia Mundial dos Pobres para nos lembrar que, apesar da pobreza ser o conteúdo central do Evangelho [1], apesar de sermos 2 mil milhões de cristãos misericordiosos e solidários, continuamos a ter 780 milhões de pessoas no mundo que vivem abaixo do limiar internacional da pobreza (com menos de 1,90 dólares por dia)[2].

Em 2017, celebrou-se, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco em 2016 no encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Celebra-se todos os anos, no XXXIII Domingo do Tempo Comum e tem como objetivo preparar-nos para viver bem a celebração da festa de Cristo, Rei do Universo, que encerra o tempo litúrgico, unindo-nos à identificação de Jesus com os mais pequenos e pobres[3]; Jesus é o Rei dos pobres e é aí que O encontramos.

Mas neste dia, há quem prefira discutir o ‘horrível e indigno’ nome dado pelo Papa Francisco “Dia Mundial dos Pobres”, do que discutir o que nos faz continuar a ter de assinalar este dia, a ter necessidade de ser lembrados, anualmente, que existem pobres, que existe pobreza, à nossa volta, ao nosso lado, e que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa (cf. Lc 16, 19-21)[4].

Mas, quem é que temos à porta de nossa casa?

Os pobres…sem casa

No final de 2022, os números oficiais apontavam para 10.773 pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal, um aumento de 78% em quatro anos. E prevê-se que, este ano, esta percentagem suba exponencialmente.

No entanto, o paradigma das pessoas em situação de sem-abrigo está a mudar. Os cobertores e os cartões no chão da rua, em lugares mais ou menos abrigados, estão a ser substituídos por ‘condomínios de tendas’ nos parques, jardins, terrenos abandonados ou viadutos. Se antes víamos, sobretudo, homens, portugueses, em situação de sem-abrigo de longa duração, com dependências ou problemas de saúde mental associados, atualmente o perfil de pessoa em situação de sem-abrigo é muito diversificado, transversal e dinâmico. São, sobretudo, imigrantes, recém-chegados à condição de sem-abrigo, jovens, idosos, famílias inteiras, que vêm à procura de melhores condições de vida, a fugir da guerra, da violência, da falta de alimentos ou da miséria, e que em Portugal encontram apenas a rua para dormir.

No final de 2022, os números oficiais apontavam para 10.773 pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal, um aumento de 78% em quatro anos. E prevê-se que, este ano, esta percentagem suba exponencialmente. 

A Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, que tinha como meta acabar com este fenómeno até 2023, vai ser prolongada até 2026, depois de não só ter falhado o objetivo principal como ter permitido o aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo.

O fenómeno de pessoas a viver na rua tem muitos anos e cada vez se criam mais estratégias, cada vez se criam mais respostas sociais que rapidamente ficam cheias, cada vez se gasta mais dinheiro. Quando é que vamos perceber que não estamos a resolver o problema? Quando é que vamos assumir que falhámos?

O Coordenador da Estratégia Nacional para a Integração de Sem-abrigo, Henrique Joaquim, justifica o aumento de pessoas em situação de sem-abrigo com um melhor diagnóstico feito nas ruas e recusa o falhanço[5]. A um nível mais local, temos justificações como a do vereador da Coesão Social da Câmara do Porto, que refere que em 2022 existiam menos 83 pessoas a viver na rua, comparativamente a 2021[6]. O mesmo vereador que, a 26 de abril de 2023, na Reunião Plenária do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) Porto, quando confrontado com a recusa em apoiar migrantes em situação de sem-abrigo, referiu que os migrantes em situação de sem-abrigo antes de serem sem-abrigo são migrantes e que por isso não se enquadram nos critérios do NPISA.

Até quando vamos continuar a arranjar justificações? Até onde se pode fechar os olhos?

O “grito” do Papa Francisco para nos acordar

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres 2023 tem, como frase central, uma citação do livro de Tobite, do Antigo Testamento, “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4, 7).

Num momento de provação, Tobite experimenta a sua própria pobreza, permitindo-o entrar em comunhão com os pobres e, consequentemente, com o próprio Deus.

Afastar o olhar do pobre, ignorar a pobreza à nossa volta, é virar a cara a Jesus. E viramos a cara a Jesus sempre que optamos por pagar salários baixos, não pagar impostos ou promover a especulação; sempre que optamos por dar mau uso aos bens (dinheiro, comida, habitação, roupa, água, energia) e ao tempo; sempre que optamos por não assumir o nosso dever de intervenção cívica, viver descomprometidos com o mundo e sem sentido de missão.

Afastar o olhar do pobre, ignorar a pobreza à nossa volta, é virar a cara a Jesus. E viramos a cara a Jesus sempre que optamos por pagar salários baixos, não pagar impostos ou promover a especulação; sempre que optamos por dar mau uso aos bens (dinheiro, comida, habitação, roupa, água, energia) e ao tempo; sempre que optamos por não assumir o nosso dever de intervenção cívica, viver descomprometidos com o mundo e sem sentido de missão.

Qualquer pessoa que toque a pobreza, seja diretamente, seja no contacto com os mais pobres, não pode ficar indiferente. O problema é que nunca nos permitimos tocar a pobreza porque nos aproximamos sempre com defesas, queremos manter uma distância de segurança que não nos tire o conforto.

E protegemo-nos com justificações, mais ou menos conscientes, como a nacionalidade, a cor de pele, o estatuto social, a religião (“que voltem para os países deles”, “vêm para cá roubar os nossos trabalhos, impor-nos uma religião e hábitos culturais”) ou mesmo como a atribuição de culpa aos próprios pobres (“não querem trabalhar”, “são preguiçosos”, “são subsídio-dependentes”).

Quem tem a coragem de se desfazer das suas defesas e preconceitos e abrir o coração para olhar e tocar a pobreza, como Tobite, não perde tempo com justificações mas tem pressa para agir.

Os cristãos têm o dever de olhar para e pelos pobres, tem o dever de acabar com a necessidade de ter de haver um Dia Mundial dos Pobres. Caso contrário, corremos o risco de nos lembrarmos dos pobres apenas uma vez por ano, no dia a que têm direito a existir, e a pôr todos no mesmo saco, como se os pobres fossem um conceito genérico, coletivo, e não pessoas de carne e osso, irmãos e irmãs, com nome e sonhos, que não desejam ser pobres nem desejam um dia mundial. Desejam, acima de tudo, dignidade e humanidade. Não é pedir muito!

“Nunca afastes de algum pobre o teu olhar, e nunca se afastará de ti o olhar de Deus” (Tb 4, 7).

Um Caso Concreto

O Centro Comunitário São Cirilo é IPSS da Companhia de Jesus, no Porto, que acolhe, capacita e autonomiza, pessoas e famílias, sobretudo migrantes e refugiados. O objetivo do Centro São Cirilo é acabar com a pobreza, não é mante-la mas capacitar os utentes para que possam ser integrados social e profissionalmente e deixem de precisar dos apoios sociais.

Este ano, o Centro São Cirilo teve um aumento significativo na procura de todos os serviços, em especial no Serviço de Alojamento Temporário. Apesar dos utentes acolhidos conseguirem autonomizar-se do apoio num curto espaço de tempo (entre 4 a 6 meses), através da integração no mercado de trabalho, tivemos o alojamento sempre cheio e com lista de espera.

No Porto, assim como em muitas zonas do país, o número de pessoas em situação de sem-abrigo aumentou consideravelmente e as instituições com alojamento, como o Centro São Cirilo, não conseguem dar resposta a todas as necessidades.

Uma das principais causas deste aumento está relacionada com os valores incomportáveis do arrendamento habitacional, prejudicando quem já se encontra em situação de fragilidade, como os migrantes e refugiados. Uma cama num quarto partilhado no Porto pode custar mais de 650€/mês. A este valor acresce, inicialmente, pelo menos, três rendas e uma caução. Para quem recebe o ordenado mínimo, está desempregado ou tem filhos menores, é insustentável fazer face a estas despesas, originando um aumento muito acentuado de migrantes em situação de sem-abrigo.

Tendo em conta a crescente e urgente necessidade de alojamento por parte de migrantes, no Porto, em 2024 o Centro São Cirilo quer aumentar a sua capacidade de resposta. Para isso, criámos o projeto “Uma Casa para o Mundo”, que consiste numa solução habitacional transitória e com renda acessível. Após a integração laboral, o utente deixa de residir no Centro São Cirilo e passa a residir num apartamento com renda acessível, promovendo um processo de autonomia de vida mais estável, duradouro e seguro. Prevemos ter um impacto social positivo no sucesso dos projetos de vida a longo prazo, permitindo aos utentes manter a integração profissional, fazer face ao alojamento de renda acessível e economizar para o futuro. Ao mesmo tempo, prevemos um impacto positivo na otimização da capacidade do Serviço de Alojamento Temporário do Centro São Cirilo e, consequentemente, na redução do número de migrantes e refugiados em situação de sem-abrigo no Porto.

 

[1] Papa Francisco, em Mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres, 13/06/2023

[2] ONU, em https://unric.org/pt/eliminar-a-pobreza/

[3] Papa Francisco, em Carta Apostólica Misericordia et misera, a 20/11/2016

[4] Papa Francisco, em Carta Apostólica Misericordia et misera, a 20/11/2016

[5] Desde 2020 saíram da rua mais de 2 mil pessoas, em Jornal Expresso 

[6] “Cada vez há mais gente na rua”: quantos sem-abrigo existem no Porto?, em SIC Notícias

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.