A sensibilidade social e a identificação com Cristo em Inácio de Loiola
A sensibilidade social de Inácio irá ser reelaborada à luz do discernimento espiritual, de modo a acertar com a vontade de Deus na resposta a dar aos desafios do tempo.
A sensibilidade social de Inácio irá ser reelaborada à luz do discernimento espiritual, de modo a acertar com a vontade de Deus na resposta a dar aos desafios do tempo.
Neste artigo pretendo abordar a graça que Inácio recebe respeitante à identificação com Cristo doloroso, nos trabalhos da paixão.
A perspetiva pascal de Inácio surge numa época de mudanças profundas – o início da globalização, a reforma, a contra reforma – em que havia que discernir a direção a seguir para se pôr ao serviço do Senhor.
Através do exercício da atenção plena ao presente, o aqui e agora, somos impelidos a desligar do piloto automático ao qual a “rapidación” nos traz ligados. Desligamos do frenesim do dia a dia e tornamo-nos mais atentos e conscientes.
Realmente, a água é a fonte da vida! Consequentemente, o grito dos pobres e o grito da terra, implorando por água, chegou até Deus (Ex 3, 7)
O poliedro é também o trabalho em equipa/rede, colaborando com outros. É uma nova forma de ver a realidade e de trabalhar, e, sobretudo, de se relacionar e estar com os outros.
Ponto SJ dedica esta semana à quarta Preferência Apostólica da Companhia. O que se espera da Igreja é que seja sensível aos sinais dos tempos e se deixe guiar pelo Espírito Santo para fazer frente aos grandes desafios da nossa época.
Método em teologia, de Bernard Lonergan, um método que articula mente e coração, com implicações não só académicas, mas também existenciais.
Dizer que o ser humano é caracterizado pela itinerância rumo à plenitude não é o mesmo que dizer que se comporta como um fugitivo, evitando constantemente o encontro consigo próprio.
Isto pressupõe uma conversão ecológica que se traduz numa atitude interior caracterizada pela sobriedade e humildade e por uma revalorização daquilo que é pequeno.