A formação Integral do aluno

Para enfrentarem o mundo actual exigente, os alunos inacianos necessitam formar um esqueleto interior que lhes permita fazer face a uma realidade em constante mudança.

A vocação da escola é preparar os alunos para a vida em sociedade. É, portanto, sua Missão principal ajudá-los a crescer, adquirindo um conjunto de valores e competências que lhes permitam serem boas pessoas e bons profissionais, em qualquer estado de vida que possam vir a escolher. Num mundo em constante mudança, a escola deve adaptar-se aos sinais dos tempos, investindo numa educação que prepare homens e mulheres para os outros, para o serviço, empenhados na construção de um mundo melhor.

Respondendo a esta finalidade, os Colégios da Companhia de Jesus têm como objectivo principal a formação integral dos seus alunos, como pessoas completas, em todas as suas dimensões: pessoal, social e espiritual. Num Colégio Jesuíta, a educação não passa apenas pela aprendizagem de matérias, sejam elas científicas, linguísticas, artísticas, religiosas, ou outras. A formação integral orienta-se para a pessoa toda, ajudando-a a desenvolver-se intelectualmente, fisicamente, afectivamente, socialmente e espiritualmente. O Projecto Educativo inaciano aponta para 10 características da pessoa que compõem a complexidade de saberes e competências que deve desenvolver e integrar, ao longo do percurso escolar dos seus alunos. Os educadores e as famílias contribuem, através do seu acompanhamento, através das actividades desenvolvidas no ambiente escolar, do currículo académico e da educação não formal, para um crescimento e aprofundamento em todos estes aspectos.

As primeiras quatro características, embora resumam de alguma forma todas as outras, não as esgotam. Os famosos 4 C’s, inspirados num discurso do P. Geral Peter-Hans Kolvenbach, foram definidos no Simpósio de Espiritualidade e Pedagogia Inaciana (SIPEI), o qual reuniu especialistas em espiritualidade e pedagogia inacianas de todo o mundo, em Manresa, Espanha, em Novembro de 2014. Desde então, estas quatro “características” foram inspiradoras para muitos Projectos educativos de Colégios dos Jesuítas em todo o mundo, no sentido de aprofundar a sua identidade inaciana.

1. Consciente – A formação da consciência, na sua função de discernir o bem e o mal, é central na pedagogia inaciana. Implica a capacidade de observar criticamente a realidade envolvente e, reflectindo sobre as suas experiências, fazer opções livres nas suas atitudes e comportamentos. Um aluno consciente assume o seu modo de estar no mundo, as suas responsabilidades, e responde à realidade de forma construtiva e criativa.

2. Competente – A competência é a capacidade de compreender a realidade, na sua complexidade, os desafios que apresenta, mobilizando conhecimentos e aptidões para transformar a mesma realidade. Guiando-se por critérios e valores cristãos, é capaz de construir um projecto de vida para os outros e com os outros. As suas capacidades intelectuais, emocionais e sociais contribuirão para servir os outros e comprometer-se na transformação do mundo.

3. Compassiva – É a capacidade de crescer na caridade e na compaixão, sentindo-se tocado e comovido pelo sofrimento dos outros. É um pré-requisito à acção positiva para aliviar o sofrimento alheio. A pessoa compassiva reconhece a dignidade e o valor de cada pessoa, simplesmente por ser amado por Deus. A compaixão leva à solidariedade, no empenho pela mudança efectiva das estruturas sociais injustas.

4. Comprometida – A pessoa comprometida, movida pela abertura ao Espírito, reconhece na realidade actual a necessidade de intervenção. Discernindo a melhor forma de servir os outros, age com responsabilidade, dando um sentido transcendente à intervenção social, à mudança ecológica e à promoção da reconciliação entre as pessoas.

As restantes seis características dos alunos inacianos revelam traços transversais que de alguma forma são complementares às quatro primeiras.

5. Pessoa com identidade – Capaz de assumir uma identidade própria, fruto da construção de um projecto de vida e de felicidade, baseado nos valores humanos e cristãos.

6. Pessoa Global – Predisposta a aprender a comunicar-se em diversos idiomas, em conhecer e respeitar as diferentes culturas, em dialogar com formas de viver e pensar diferentes da sua.

7. Pessoa digital – As competências digitais são fundamentais como meio de comunicação no mundo actual. Aprender a utilizar responsavelmente esta linguagem torna-se central na educação inaciana. Desenvolve ainda nos alunos o espírito empreendedor.

8. Pessoa colaboradora – A capacidade de dialogar, trabalhar em equipa e conviver com pessoas diferentes, adaptando-se às mudanças e às exigências que vão surgindo. Desenvolve ainda as competências sociais, contribuindo para a destreza de trabalhar em rede com outros.

9. Pessoa espiritual – A consciência de uma interioridade própria, com sentimentos e emoções, crescendo na capacidade de a descobrir e aprofundar. Conduz a um maior autoconhecimento, ao desenvolvimento do sentido crítico e ao encontro com um Deus que ama e habita todo o ser humano. Contribui ainda para o aprofundamento da Fé pessoal e comunitária.

10. Pessoa com integridade – Desenvolve nos alunos a coerência de vida. Ajuda-os a terem fortes convicções, a fazerem opções sérias por valores humanos e a saberem actuar segundo esses mesmos valores. A integridade permite ainda gerir realidades complexas, dando-lhes respostas eficazes.

 

Para enfrentarem o mundo actual exigente, os alunos inacianos necessitam formar um esqueleto interior que lhes permita fazer face a uma realidade em constante mudança. Para isso, estas características, juntamente com o exercício do discernimento, oferecem a possibilidade de uma vida entregue ao serviço dos outros, na vocação para a qual são chamados. Uma formação sólida fará crescer a confiança neles próprios e nos outros, dissipando todos os medos que os possam ameaçar.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.