Últimas

Ser católica e de esquerda

Aquilo que move tanta gente de esquerda é o anseio por um modelo social justo, em que o Bem Comum seja preocupação de todos. Pode parecer uma utopia, mas não é mais utópico do que o sonho do Reino de Deus que mobiliza tantos cristãos.

Um elogio do feminismo

Nas camisolas masculinas, os slogans apelam à coragem e à aventura, enquanto nos tops femininos, dos 6 meses aos 99 anos, só se fala em ser fofa, sexy e amorosa. Que modelo de mulher e homem é que transmitimos às nossas filhas e filhos?

Desigualdade de oportunidades e o mito da mobilidade social

Um sistema justo terá de garantir que a circunstância aleatória de se ter nascido num certo meio e se carregar nos ombros uma certa história não será mais determinante para o nosso sucesso do que o esforço do nosso empenho. E para isso é preciso igualdade de oportunidades.

O encontro para lá do estigma

Alunos do 12º ano do Colégio São João de Brito, em Lisboa, passaram um dia com os utentes da Casa de Saúde do Telhal, uma instituição de apoio à saúde mental. Interação com os doentes foi exigente mas muito recompensadora, assinalam alunos e professores que ousaram sair da sua “zona de conforto”.