Foi no passado dia 10 de setembro, que em clima de festa e bênção, celebrámos o envio de novos 6 voluntários para as missões 2023/2024 dos Leigos para o Desenvolvimento.
A celebração da eucaristia, que decorreu na Igreja do Colégio São João de Brito em Lisboa, começou com a apresentação dos 7 sacerdotes presentes, 3 deles ex-voluntários, mostrando assim como os frutos do voluntariado LD vão permanecendo na vida de quem um dia partiu em missão.
O mote da celebração escolhido pelos 6 voluntários enviados foi “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles” e o Pe. Nuno Branco sj, e assistente espiritual dos LD, desafiou-os a serem sentinelas para ouvir e seguir a vontade de Deus na vida quotidiana em missão.
O Pe. Nuno deixou ainda outros conselhos a partir do Evangelho do dia, sobretudo para a vivência comunitária, um dos desafios da vida LD em missão. Falou da correção fraterna e como isso não ameaça a relação, pois se for bem feito, num espaço de liberdade e sinceridade, ganha-se um irmão. “Repreender é trazer à luz o que aconteceu, expor onde terá havido falta e corrigir, não é atirar pedras”. Disse ainda “A pessoa não está a corrigir a ti, mas o gesto. Deduzimos o gesto e não a pessoa. Não confundas isso contigo.” Outra dimensão da vida em missão são as reuniões comunitárias e a importância de precisarmos da “comunidade para acertar com a vontade de Deus. Sozinhos não conseguimos, ou somos eufóricos ou dramáticos.”
Terminámos a celebração a agradecer esta organização com 37 anos de vida, que tanto bem tem gerado e que nos põe a falar de Jesus a todos e “gritar és bom e santo” como cantávamos no cântico de pós comunhão. E ainda a bênção de cada um dos voluntários, por parte dos sacerdotes presentes, a abençoar não só os que vão, mas todos aqueles que já lá estiveram e que agora estes novos voluntários precedem.
Animados com mais um novo ano que começa, enviamos para:
Angola – Missão Ganda
Inês Barreiros Mota
Mariana Assunção
Roberto Torres
São Tomé – Missão Cidade São Tomé
Beatriz Bernardo
Lourenço Sarávia
Pedro Bacalhau
Após a celebração da eucaristia, família e amigos dos voluntários, bem como inúmeros ex-voluntários da associação, juntaram-se um almoço convívio, onde nem a chuva roubou a alegria de estar junto e partilhar a alegria que é ser Leigo para o Desenvolvimento.
Enviamos estes novos voluntários, que viajarão durante o mês de setembro, com muita esperança e fé, pedindo ao Senhor que os abençoe e anime na missão confiada.
Créditos Fotográficos: Ricardo Perna