The Listening Biennial

A exposição da The Listening Biennial apresenta vinte e sete trabalhos de som em mais de vinte espaços e contextos diferentes, de Lisboa a Tóquio. Estreou na Brotéria esta semana e fica até ao dia 8 de agosto.

A exposição da The Listening Biennial apresenta vinte e sete trabalhos de som em mais de vinte espaços e contextos diferentes, de Lisboa a Tóquio. Estreou na Brotéria esta semana e fica até ao dia 8 de agosto.

A segunda edição da The Listening Biennial já se encontra na Brotéria desde o dia 6 de julho e fica disponível até ao dia 8 de agosto.

Esta exposição, que apela principalmente à audição, adota a ideia das ‘ecologias da atenção’ de Yves Citton (2014), que argumenta que a atenção deve ser analisada como uma espécie de ecologia que é constituída por diferentes elementos que condicionam os modos como decidimos o que merece ter a nossa atenção. Desenhada como uma ecologia da atenção, a bienal assenta numa preocupação crítica sobre os modos como se formam as narrativas que compõem o mundo. Para tal, propõe a escuta de um conjunto polifónico que se move entre espaços e contextos, com movimentos que incitam e semeiam formas de (re)conhecimento, cooperação e, simultaneamente, celebração e contestação coletiva.

A exposição da The Listening Biennial apresenta vinte e sete trabalhos de som em mais de vinte espaços e contextos diferentes, de Lisboa a Tóquio. Os mesmos trabalhos – todos unicamente em som, sem qualquer tipo de acompanhamento visual ou material – são partilhados pela rede de instituições parceira da Bienal, convidando a diferentes experiências dos mesmos sons e histórias que estes contam. The Listening Biennial inclui também listening sessions, conversas, caminhadas, performances, e workshops.

The Listening Biennial reúne um grupo internacional de artistas, músicos e investigadores, bem como instituições e coletivos em todo o mundo, para ativar questões e experiências em torno da escuta. Na Brotéria, o artista iraniano Rouzbeh Akhbari apresenta o seu áudio-livro Perturbation, A Speculative History of Future(s) Past.

 

Perturbation: A Speculative History of Future(s) Past (2021) 
Audiolivro, 2’32’’ de Rouzbeh Akhbari (1992, Teerão)

Uma alucinação serpenteante em três lugares e tempos paralelos, Perturbation: A Speculative History of Future(s) Past, de Rouzbeh Akhbari, junta as geopolíticas do Estreito de Hormuz com diversas e distantes geografias. A versão em audiolivro é apresentada na Brotéria como parte da 2ª edição da The Listening Biennial.

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Rouzbeh Akhbari
(1992, Teerão) é um artista que trabalha essencialmente com vídeo-instalação e filme. A sua prática assenta em investigação e, regra geral, desenvolve-se a partir das interseções entre contar histórias, arquivo, estudos críticos de infraestruturas e geografia humana. Através de uma delicada investigação sobre as violências e intimidades que decorreram nas fronteiras das experiências vividas e nas histórias construídas, Rouzbeh revela a minúcia do poder dos regimes por todo o mundo. Estudou Escultura e instalação na OCAD University, Estudos Visuais na Daniel’s School of Architecture, Design and Landscape e, actualmente, é doutorando na University of Toronto’s School of Geography and Planning. É também um dos membros de Pejvak, um duo colaborativo de longa-duração com Felix Kalmenson.

 

The Listening Biennial — lancamento do livro
Terça-feira, 11 de Julho
19:00h – 20:00h

Com:
Luísa Santos (curadora)
Brandon LaBelle (Fundador da The Listening Biennial )

Direção Bienal:
Brandon LaBelle com Annette le Fort e Octavio Camargo, Budhaditya Chattopadhyay, Israel Martínez, Yang Yeung

Curadoras:
Luísa Santos, Rayya Badran, Guely Morato, Dayang Yraola

Curadores parceiros:
Bojana Knezevic, Isuru Kumarsinghe e Sara Mikolai, Gentian Meikleham, Debashis Sinha, Elif Gülin Soğuksu, Lucia Udvardyova

 

Artistas:
Nicolás Kisic Aguirre; Rouzbeh Akhbari; Ayọ̀ Akínwándé; Yara Asmar; Aya Atoui; Teresa Barrozo; Ariel Bustamante; Alejandra Canelas; Lucia Herbas Cordero; Silvia Rivera Cusicanqui; Tara Fatehi com/with Pouya Ehsaei; Victor Mazón Gardoqui; Ibelisse Guardia; Abdellah Hassak; Hasan Hujairi; Igor Jesus; Jason Kahn; Dirar Kalash; Arendse Krabbe; Landra (Sara Rodrigues com Rodrigo Camacho); Yolanda Mamani Mamani; Mamoru; Sary Moussa; Arnont Nongyao; Ayumi Paul; Bernardo Rozzo; Griselda Sanchez; Alexandre St-Onge; The Observatory; Zorka Wollny

 

Instituições parceiras e locais da The Listening Biennial :
Galeria Quadrum; Hangar; Antecâmara; Brotéria; Stolen Books (LISBOA); Errant Bodies (BERLIM); AMEE (MADRID); Lydgalleriet (BERGEN); Listen Gallery (GLASGOW); Center for Cultural Decontamination, Radio Belgrade (BELGRADO); Amek x Easterndaze (VARNA); École d’art Université Laval (QUEBÉQUE); Museum of Contemporary Art (TORONTO); Gasworks (ISTAMBUL); Beirut Art Center (BEIRUTE); Sonic Spaces (CAIRO); Space21 (CURDISTÃO); Bakeriya Space (COLOMBO); University of the Philippines Fine Arts Gallery (MANILA); Alitaptap Artists Village (FILIPINAS); Silpakorn University (BANGUECOQUE); Multimedia University (KUALA LUMPUR); Arts Center Akita (AKITA); Instituto Camões (TÓQUIO); Culture Secretary of Jalisco (MÉXICO); soundpocket (HONG KONG); SomaRumor (RIO DE JANEIRO); CASo – Centro de Arte Sonoro (BUENOS AIRES); Municipal Secretary of Cultures La Paz (BOLIVIA); Tsonami (VALPARISO); Infrasonica (ONLINE)

 

Local: Brotéria
Gratuito

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


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Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

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