São Gregório Magno: Regra Pastoral 

No final do século VI, já depois de ter sido eleito Papa, São Gregório Magno escreveu a Regra Pastoral — obra que durante a Idade Média foi uma referência na formação do clero e é um clássico da espiritualidade cristã.

No final do século VI, já depois de ter sido eleito Papa, São Gregório Magno escreveu a Regra Pastoral — obra que durante a Idade Média foi uma referência na formação do clero e é um clássico da espiritualidade cristã.

No próximo dia 2 de Maio, das 19h às 20h30, o Prof. Simão Lucas Pires vai analisar e abrir espaço para a discussão e diálogo sobre a perspectiva educativa da Regra Pastoral, obra de São Gregório Magno.

No final do século VI, já depois de ter sido eleito Papa, São Gregório Magno escreveu a Regra Pastoral — obra que durante a Idade Média foi uma referência na formação do clero e é um clássico da espiritualidade cristã. Embora o autor se dirija explicitamente aos bispos, e tenha em mente desafios específicos do episcopado, há perguntas presentes no texto que se aplicam à tarefa de educar em geral: que responsabilidade é esta de ter outros ao nosso cuidado? De que maneira as características das pessoas que educamos devem determinar o modo como nos dirigimos a elas? Que tentações vêm com a autoridade? Tentaremos nesta sessão explorar algumas ideias de São Gregório sobre a “arte de cuidar das almas”.

_____________________________________________________________________________________________________

Simão Lucas Pires
Simão Lucas Pires é professor de Filosofia no Colégio de São Tomás e escritor, tendo publicado recentemente o livro de contos A Trombeta Vaga (Quetzal). Foi bolseiro da FCT e é doutorando em Filosofia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre os Pensamentos de Blaise Pascal. É investigador do Instituto de Estudos Filosóficos (Universidade de Coimbra).

Entrada livre: Sim
Inscrição: Não
Local: Brotéria

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria