Revista sai do Papel – A escolha dos editores (Novembro)

Neste artigo o jesuíta francês, economista, a trabalhar atualmente na Universidade de Georgetown, ajuda-nos a pensar se existe compatibilidade entre a globalização e transição ecológica.

Neste artigo o jesuíta francês, economista, a trabalhar atualmente na Universidade de Georgetown, ajuda-nos a pensar se existe compatibilidade entre a globalização e transição ecológica.

No “Revista sai do Papel”, o Podcast que acompanha o lançamento de cada edição da Brotéria, Madalena Tamen e P. José Frazão, sj apresentam os destaques da edição de Novembro.

P. José Frazão fala-nos de transição climática a propósito do artigo: “Globalização e transição climática” de Gaël Giraud, sj, e enquadra-o com o apelo do Papa Francisco materializado na Laudate Deum publicada no dia 4 de Outubro, dia em que celebra S. Francisco de Assis. Neste artigo o jesuíta francês, economista, a trabalhar atualmente na Universidade de Georgetown, ajuda-nos a pensar se existe compatibilidade entre a globalização e transição ecológica. Para tal, identifica as etapas e desafios da globalização e lança a reflexão para uma nova mundialização, isto é, imaginar um mundo comum com um futuro viável, uma responsabilidade global.

Na secção Ágora do Caderno Cultural viajamos até ao Brasil, mais precisamente São Paulo, onde se encontra a 35ª Bienal que este ano tem como tema: “Coreografias do Impossível”. João Azinheiro, fundador e presidente da galeria Kubik no Porto, analisa o trabalho do artista português Carlos Bunga, intitulado “Habitar el color”, na qual o artista apresenta uma site specific, de tal maneira permeável ao contexto, que leva o visitante a contemplar o próprio efeito da sua passagem e da sua interação com a obra. De acordo com o galerista a peça proporciona um reencontro entre o caminhar e a cultura“.

Subscreva a Brotéria aqui (digital ou papel).

 

https://open.spotify.com/episode/61tUL8XiHYByZU26kjDUJ5?si=2f21ef37ea0c4b42&nd=1

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria