Ponto SJ lança rubrica pré-eleitoral para ajudar a sonhar um País para todos

Rubrica vai analisar problemas atuais e ajudar a pensar o futuro. A caminho das eleições propomos fazer este exercício a partir da Doutrina Social da Igreja que reúne os princípios e valores que traduzem o Evangelho e enformam a nossa ação.

Rubrica vai analisar problemas atuais e ajudar a pensar o futuro. A caminho das eleições propomos fazer este exercício a partir da Doutrina Social da Igreja que reúne os princípios e valores que traduzem o Evangelho e enformam a nossa ação.

O Ponto SJ lança hoje o “Ponto de Cruz – Por um país sonhado para todos”. A menos de dois meses das eleições, esta iniciativa pretende ajudar a pensar e a sonhar um Portugal justo, orientado para o bem comum e que possa proporcionar a todos uma vida digna, livre e feliz. Acreditamos que este é um momento sério e importante em que todos nos devemos mobilizar e envolver.

Inspirados pelas palavras do Papa Francisco, como cristãos, entendemos que a política se leva adiante com uma reflexão comum, sendo todos chamados a preocupar-nos com a construção de um mundo melhor. Guiados pela espiritualidade inaciana, olhamos também para este tempo que vivemos como realidade na qual Deus se manifesta e fala a cada pessoa.

Partimos para este exercício num tempo particularmente desafiante: no meio de uma crise política decorrente da dissolução da Assembleia da República, num contexto económico de inflação elevada, de aumento do custo de vida com forte impacto na vida das famílias, em particular dos mais vulneráveis, de dificuldades no acesso à habitação e de uma enorme pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde. Enquanto sociedade, vivemos um clima de desconfiança na classe política e nas instituições democráticas, e assistimos a um debate no espaço público marcado pela crispação e pela polarização, temendo-se que os eleitores possam reagir com indiferença e desânimo e deixem de votar. No plano internacional, a realidade mostra-se também cada dia mais complexa e sensível e o futuro antecipa-se perigoso e instável no que diz respeito à segurança de todos.

O Ponto de Cruz quer, por isso, contribuir para a análise do tempo presente e ajudar a projetar o futuro. A caminho das legislativas do dia 10 de março, propomos fazer este exercício a partir da Doutrina Social da Igreja (DSI) que reúne os princípios e valores que traduzem o Evangelho e enformam a nossa ação na sociedade, enquanto cristãos. Para isso, aplicaremos o método ver, julgar e agir, pois acreditamos que para intervir na realidade, primeiro é preciso conhecê-la, analisá-la e refletir sobre ela.

Ao longo dos próximos dias, publicaremos quatro vídeos que explicam estes princípios e como eles se aplicam à nossa vida e realidade. Depois, numa segunda fase, procuraremos aplicar estes princípios a algumas áreas e temas que consideramos prioritário para Portugal e para a vida dos portugueses. Para isso, convocaremos protagonistas com perspetivas distintas – da teórica à prática – para que possam debater propostas e soluções para os problemas do País.

A Doutrina Social da Igreja reúne o pensamento da Igreja em relação às questões sociais, pois a Igreja interessa-se por tudo o que diga respeito ao ser humano. Apresentada num Compêndio em 2005, tem quatro princípios fundamentais: o da dignidade da pessoa humana, o do bem comum, o da subsidiariedade e o da solidariedade. Todos estes princípios se articulam entre si e aplicados em conjunto enriquecem a análise de uma determinada realidade social.

Ao longo dos próximos dias, publicaremos quatro vídeos que explicam estes princípios e como eles se aplicam à nossa vida e realidade. Depois, numa segunda fase, procuraremos aplicar estes princípios a algumas áreas e temas que consideramos prioritário para Portugal e para a vida dos portugueses. Para isso, convocaremos protagonistas com perspetivas distintas – da teórica à prática – para que possam debater propostas e soluções para os problemas do país. Iremos a várias cidades do País – Portimão, Braga, Coimbra e Lisboa – à procura dos protagonistas locais de modo a escutar as suas visões para Portugal, procurando também mobilizar e incentivar as comunidades a envolverem-se nesta reflexão.

Recusando qualquer conotação política e partidária, no final, procuraremos elaborar um manifesto com as ideias principais que resultam deste sonho para Portugal.

Disponibilizaremos estes conteúdos no Ponto SJ em vários formatos, especialmente através de vídeo e nas plataformas áudio, bem como nas redes sociais dos jesuítas.

Ao longo das próximas seis semanas, desafiamos os nossos leitores, não só a acompanhar-nos, mas também a participar e a contribuir para a reflexão, comentando nas nossas redes sociais, à medida que os conteúdos forem sendo disponibilizados.

Episódio 1 – O princípio da dignidade da pessoa humana

Episódio 2 – O princípio do bem comum

Episódio 3 – O princípio da subsidariedade

Episódio 4 – O princípio da solidariedade

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.