* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Tríduo Pascal
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Jesuítas ordenados nos últimos anos juntaram-se para encontro de convívio e partilha de missão durante dois dias, contando com uma visita do novo Provincial, P. António Valério.
A questão de fundo, recolocada pelo documento papal não é apenas tecnológica, mas antropológica. O que está verdadeiramente em causa é a compreensão do que significa ser humano.
Este domingo, na Igreja do Colégio S. João de Brito, em Lisboa, o P. António Valério, sj tomou posse como novo Provincial dos Jesuítas em Portugal, sucedendo ao P. Miguel Almeida, sj, que termina seis anos de serviço à Província.
Na eucaristia que presidiu no domingo em Lisboa, já como Provincial dos Jesuítas, pediu à comunidade inaciana que ajude cada pessoa a encontrar “a casa onde todos, sem exceção, temos lugar: o coração de Deus”.
O martírio de São Pedro e São Paulo mostra-nos que a realidade poliédrica da comunidade cristã encontra solidez e estabilidade se estiver alicerçada no seguimento radical de Cristo e do evangelho, sem receio dos desafios de cada tempo.
Na sua mensagem de boas vindas à comunidade inaciana, o P. António Valério, sj, que toma posse como novo provincial no domingo, lembra que a missão da Companhia é ajudar cada pessoa a encontrar a pessoa de Jesus.
Este verão, os movimentos ligados à Companhia de Jesus irão entrar na vida destas duas irmãs e do seu encontro com Jesus. O que têm Marta e Maria para nos dizer sobre Cristo nos nossos dias?
O que tem o ChatGPT a “dizer” sobre a encíclica «Magnifica Humanitas» do Papa Leão XIV? É isso que o P. Nelson Faria, sj tenta descobrir neste ‘exercício’ em tom de entrevista.
Durante seis semanas, o Ir. José e o P. Venâncio partilharam missão em Timor-Leste, promovendo o encontro dos corações humanos com o Coração de Cristo. Eis o relato do seu anúncio da missão de compaixão de Jesus, no contexto da RMOP.
Poucas civilizações na história tiveram uma oportunidade tão grande de inventar formas completamente novas de organização, de relação e de vida em comum. É o grande convite da conversão ecológica.
Nova sessão do Seminário de História dos Jesuítas, que decorrerá no dia 26 ao final da tarde, é dedicada ao tema do desmantelamento da Assistência de Portugal. A sessão será conduzida pelo P. António Júlio Trigueiros, sj.
Livro do P. Miguel Gonçalves Ferreira, que agora vem a público, será apresentado no dia 29 de maio, às 19h, na Feira do Livro, em Lisboa. A apresentação estará a cabo de Laurinda Alves e P. Miguel Vasconcelos.