No dia 26 de março de 2026, entre as 19h00 e as 20h00, a Brotéria convida-nos para mais uma conferência Eutopos, um espaço de reflexão sobre o papel, missão e utilidade dos museus nacionais nos dias de hoje, focando-se em como colecionam, preservam e exibem a cultura, que será transmitida em livestreaming, no canal de Youtube da Brotéria.
Numa época em que se multiplicam museus em Portugal, a proposta da Brotéria para este serão é refletir sobre o papel dos museus e como é que colecionam, apresentam e perscrutam as complexidades da nossa contemporaneidade?
Filipa Oliveira que há um ano tomou posse da direção do Museu Nacional de Arte Contemporânea, depois de uma longa carreira como curadora independente em várias instituições nacionais e fora de Portugal, editora e ensaísta, autora de “A cultura é um luxo?” na revista Brotéria, parece particularmente bem posicionada para nos ajudar a pensar hoje sobre a missão dos museus, e dos museus nacionais.
Sobre as Conferências Eutopos
A busca por Eutopoi, ou seja, por bons lugares, tem animado a Brotéria. Acreditamos que há muito bem escondido para mostrar, muitas vidas desconhecidas para revelar, muitos projetos transformadores para partilhar. Vivemos num mundo acidentado, onde às vezes parece que o progresso é lento, mas onde, se olharmos com atenção, o bem se constrói e a esperança se torna concreta. Em cada conferência, apontamos para um Eutopos.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria
