Nascimento da Bitcoin, Santo Inácio e as novas cartas portuguesas na Brotéria de outubro

O fim da #SillySeason traz vários temas de interesse à Brotéria. Ouça o podcast em que os editores da revista Brotéria conversam sobre o número agora lançado.

O fim da #SillySeason traz vários temas de interesse à Brotéria. Ouça o podcast em que os editores da revista Brotéria conversam sobre o número agora lançado.

Chegou o fim da #SillySeason e o número de outubro abre com uma reflexão sobre as causas e consequências das polémicas de Verão.

Na secção de Atualidade, Martinho Lucas Pires faz-nos um relato do nascimento da Bitcoin e do enredo dos criptoativos, e Manuel Mota Freitas Martins propõe uma análise crítica sobre o acordo de tributação global.

Em Sociedade e Política, Tiago Rocha Mello aborda a retórica dos tempos de Tucídides e dos dias de hoje e, na secção de Religião, Miguel Gonçalves Ferreira SJ fala-nos da ideia de conversão à luz da experiência espiritual de Sto. Inácio.

Amadeu Gomes de Araújo recorda a História esquecida do Colégio das Missões Ultramarinas; nas Artes e Letras, Guilherme D’Oliveira Martins elabora um retrato da vida e obra de Pedro Tamen, José Alberto Machado oferece um olhar sobre algumas ideias que guiavam a oratória do P. António Vieira e Joana Meirim pergunta: “quem tem medo das Novas Cartas Portuguesas?”

Podcast de apresentação da Revista

Um ensaio que coloca em diálogo a retórica de Tucídides com a atualidade política e que nos traz um encontro entre os que lideram e os que se deixam liderar. Ainda no rescaldo das polémicas em torno do P. António Vieira, um texto que nos ajuda a recuperar a imagem dum homem de acção que não perdeu a virtude de nos iluminar apesar da distância temporal que nos separa. Uma recensão de cinema que nos permite ver novidade em coisas que não são de agora: uma história da Távola Redonda transformada num filme de fantasia que revela as idiossincrasias da humanidade dum cavaleiro.

Ouça aqui:

 

 

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria