Ideologias seculares e salvação cristã

Estaremos diante de propostas seculares de salvação? Como podemos olhar estes fenómenos a partir da tradição católica?  

Estaremos diante de propostas seculares de salvação? Como podemos olhar estes fenómenos a partir da tradição católica?  

No âmbito do Cursos da Aula da Esfera todos os meses um jesuíta apresenta um tema que tem sido do seu interesse académico. As próximas sessões vão ser nos dias 24, 25 e 26 outubro, entre as 19h às 20h30, com P. Nelson Faria, SJ sob o tema “Ideologias seculares e salvação cristã”.

Neste momento pós-cristandade do mundo ocidental, o debate público é disputado por ideologias seculares, como o liberalismo, o ambientalismo, o utilitarismo e o progressismo (woke). É curioso que à morte das ideologias apregoadas durante a última década se siga um tempo de forte polarização ideológica. É também surpreendente que o êxodo da religião do espaço público seja acompanhado por discursos seculares com fortes tintes religiosos: oratória profética, por vezes de tons apocalípticos; apelo à mudança de estilo de vida (conversão); dias de celebração pública, por vezes com paralelos processionais; e uma preocupação manifesta com a ortodoxia de pensamento. Estaremos diante de propostas seculares de salvação? Como podemos olhar estes fenómenos a partir da tradição católica?

Dia 1  
O ar que respiramos — Breve genealogia do tempo presente, que nos guiará até às origens, caraterísticas, promessas e limites das ideologias seculares dominantes.

Dia 2  
Entidade que salva ou identidade como Salvação? — Explorar os paralelos entre salvação na tradição cristã e nas propostas contemporâneas, expondo-nos à questão: a salvação é um labor humano ou arte da graça?

Dia 3  
Revelação e Identidade — A identidade de Jesus é o centro da fé cristã. De que forma a Revelação de Deus é pertinente nos nossos dias? Estará na relação com o Filho o desvelar da nossa própria identidade?

_____________________________________________________________________________________________________________________________

P. Nelson Faria SJ 
Natural de Lisboa, frequentou o curso de Direito na Clássica (Lisboa). Entrou na Companhia de Jesus em 2009 e foi ordenado sacerdote em 2020. A sua formação como jesuíta levou-o ao Colégio das Caldinhas (Santo Tirso), e ao estudo da Filosofia na UCP-Braga e de Teologia na Universidad Comillas (Madrid) e Centre Sèvres (Paris). Atualmente trabalha na Rede Mundial de Oração do Papa, Fundação Pontifícia confiada à Companhia de Jesus.

 

Inscrição: Sim
Preço: 15€ presencial online
Local: Brotéria

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria