Curso de verão na Brotéria: Memória e pós-colonialismo

Um curso de verão para pensar criticamente a questão pós-colonial em Portugal, na Europa e no mundo. O curso é gratuito e decorre de 5 a 10 de julho. A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória para a participação presencial ou online.

Um curso de verão para pensar criticamente a questão pós-colonial em Portugal, na Europa e no mundo. O curso é gratuito e decorre de 5 a 10 de julho. A entrada é livre, mas a inscrição é obrigatória para a participação presencial ou online.

O curso de verão Memória e pós-colonialismo resulta de uma parceria do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com a Brotéria no âmbito das suas atividades de extensão e disseminação.

O curso visa analisar e pensar criticamente a questão pós-colonial em Portugal, na Europa e no mundo a partir de vários tópicos que têm vindo a preencher e a questionar a nossa atualidade do século XXI e as suas relações com o social, o político, o tempo e o espaço.

Através do projeto Memoirs – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias financiado pela Conselho Europeu de Investigação e coordenado por Margarida Calafate Ribeiro, o Centro de Estudos Sociais desenvolveu investigação pioneira sobre o impacto das
heranças coloniais e dos processos de descolonização nas gerações seguintes, ou seja, naqueles sujeitos que já não viveram estes processos, mas que, através das memórias familiares e das memórias públicas os herdaram, e que hoje os questionam,
transformando, muitas vezes, essas heranças e interrogações em gestos artísticos.

Estas questões estão a diversificar o debate europeu, a partir de uma perspetiva cosmopolita e democrática, e estes gestos artísticos estão a renovar a arte europeia e a densificar as formas de intervenção individual e coletiva.

Em diálogo com a Brotéria, este curso pretende apresentar alguns conceitos e contextos em que este trabalho se desenvolveu e assim contribuir para enriquecer a discussão pública, plural, informada e democrática em curso em Portugal, na Europa
e no mundo.

Consulte aqui a programação completa.

Há 20 vagas para participação presencial no curso, na Brotéria, mediante inscrição por e-mail: hello@broteria.org
Participação online: Todas as outras inscrições serão para assistir ao curso via Zoom. Inscreva-se aqui.

O curso decorrerá de 5 a 10 de julho de 2021 na Brotéria, em Lisboa em regime póslaboral: de segunda-feira a sexta-feira das 18h às 20h e no sábado de manhã das 10h às 12h, com uma visita de estudo. O horário total do curso é de 15 horas.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria