Os Exercícios Espirituais são retiros, segundo o método de Inácio de Loiola. São uma experiência pessoal, através da qual um grupo de pessoas se dispõe a estar com Deus num ambiente de silêncio, durante alguns dias, acompanhados por um orientador espiritual.
Confira abaixo o calendário completo, organizado por ordem cronológica, que reúne as propostas de Exercícios Espirituais dos principais centros de espiritualidade inaciana em Portugal, como o Centro de Espiritualidade e Cultura (CEC) – Casa da Torre, (Soutelo, Braga) e a Casa de Exercícios de Santo Inácio- Rodízio (Colares, Sintra). Encontrará também o programa de Exercícios da Quinta da Esperança (Cernache, Coimbra); da Casa Velha (Ourém, Fátima) e de outras localizações como a Casa S. Lourenço (Algarve) ou a Casa de Oração de Santa Rafaela Maria (Palmela).
Existem outras propostas espirituais nestes espaços, nomeadamente fins-de-semana de noivos, eneagrama, relógio da família, cursos e retiros que pode consultar nos respetivos programas das várias casas e que não constam deste artigo.
Nota: Todas as informações sobre inscrições, vagas e condições devem ser tratadas diretamente com o local onde acontecem os Exercícios.
Calendário 2026
SETEMBRO
3–6 set
EE 3d | P. Gonçalo Machado sj | Algarve | Casa S. Lourenço
11–16 set
EE 5d | P. Hermínio Rico sj | Soutelo | Casa da Torre
16–24 set
EE 8d | P. Francisco Cortês Ferreira sj | Soutelo | Casa da Torre
17–20 set
EE 3d | P. Pedro Cameira sj | Soutelo | Casa da Torre
20–27 set
EE 7d | P. Carlos Carneiro sj | Soutelo | Casa da Torre
24–27 set
EE 3d | Mariana Abranches Pinto | Rodízio | Sto Inácio
EE 3d | P. Vasco Pinto de Magalhães, sj | Rodízio | Sto Inácio
24–01 out
EE 7d | P. Mário Garcia, sj | Rodízio | Sto Inácio
Os Exercícios Espirituais continuam a ser um dos caminhos mais sólidos de encontro consigo, com Deus e com a realidade que cada um habita.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.