Exercícios Espirituais

Os Exercícios Espirituais são retiros, segundo o método de Inácio de Loyola. São uma experiência pessoal, através da qual um grupo de pessoas se dispõe a estar com Deus num ambiente de silêncio, durante alguns dias, acompanhados por um orientador espiritual.

Habitualmente é uma experiência onde a pessoa pode vir a encontrar aquilo que tanto procura: sentido para os seus dias, serenidade, maior liberdade, paz, alegria de fundo, maior capacidade de servir e de se comprometer com a realidade.

O que se passa dentro de nós?

Tendo em conta os inúmeros estímulos que recebemos todos os dias, a quantidade de pensamentos que nos ocorrem e a diversidade de sentimentos que experimentamos não é fácil tomar consciência daquilo que acontece no nosso interior. Mas estamos constantemente a ser assolados por movimentos interiores que nos conduzem consciente ou inconscientemente. Santo Inácio chama moções a estes movimentos. Estas moções podem estar mais ligadas aoconhecimento (pensamentos, ideias, memórias); aos afetos (amor, ódio, desejos, medos) ou aos nossos sentimentos e inclinações (paz, entusiasmo, tristeza, alegria, ansiedade).

O que são e que ajuda nos podem dar os Exercícios Espirituais?

Esta enorme variedade de movimentos interiores torna necessário que aprendamos a compreender o que se passa dentro de nós. Partindo da experiência de Santo Inácio, os Exercícios Espirituais (EE) são um método que nos ajuda a lidar com esta riqueza interior. Propondo o seguimento de Jesus, os EE expõe-nos a ação de Deus e ao seu convite para que tenhamos uma vida plena de serviço gratuito. No fundo são uma ginástica espiritual, uma experiência pessoal de Deus que transforma a vida e liberta o coração de tudo o que o impede de ser livre e fazer a vontade de Deus.

Como funcionam os Exercícios Espirituais?

Os EE são um retiro de silêncio. Pensados por Santo Inácio para um mês, podem ser feitos em períodos de tempo bem mais curtos: entre 3 e 8 dias. Ainda que feitos no contexto de um grupo, os EE são uma experiência pessoal de encontro com Deus, adaptando-se ao que cada pessoa vai vivendo. Esta adaptação é feita com a ajuda do orientador espiritual que dá os EE.

Há ainda a possibilidade de fazer os EE na vida quotidiana sem que seja necessário retira-se para algum lugar específico. É uma experiência exigente que implica uma grande fidelidade à oração diária e que deve ser acompanhada por um orientador espiritual. Pode também fazer-se EE na vida quotidiana estando inserido na dinâmica de um grupo que passa pela mesma experiência.

Na sua versão completa os EE dividem-se em quatro etapas designadas por semanas.

O que é pedido a quem faz os Exercícios Espirituais?

A quem deseja fazer EE pede-se generosidade e confiança. A generosidade de procurar estar inteiro e sem reservas. Uma atitude de confiança em Deus, no processo e em que o orienta. Os EE estão pensados para pessoas que desejam encontrar-se com Deus, procurando a conversão contínua a um modo mais livre de amar. Destinam-se aos que sabem que precisam de algo mais na sua vida e que são atravessadas pela busca de sentido que Jesus nos oferece.

Qual a finalidade dos exercícios Espirituais?

Os Exercícios são um caminho de identificação com Jesus e com o seu estilo de vida. Para falar desse estilo de vida usamos muitas vezes a expressão “Reino de Deus”. Uma forma de estar em que libertos de preconceitos e rótulos aprendemos a amar livremente, e nos disponibilizamos a servir a todos. Através dos EE podemos perceber o modo concreto como em cada momento da nossa vida Deus nos convida a colaborar com o Seu Reino tornando o mundo mais justo.

Através dos EE podemos ordenar a nossa vida. Provavelmente isso implicará que ao longo do processo experimentemos dificuldades e resistências, desânimos e agitações, mas também alegrias e esperanças. Ao começar os EE ninguém pode saber aonde Deus o vai levar, mas podemos estar certos que seja onde for, só pode ser bom e para nosso bem.

Onde posso fazer EE?

 

CASA DA TORRE [Soutelo, Braga]
www.casadatorre.org
Programa: aqui.

 

CASA DE EXERCÍCIOS DE SANTO INÁCIO [Colares, Sintra]
www.pontosj.pt/casadesantoinacio
Programa: aqui.

 

A CASA [Cernache, Coimbra]
www.pontosj.pt/acasa/
Programa aqui.

 

CASA DE ORAÇÃO DE SANTA RAFAELA MARIA  [Palmela, Setúbal]
Programa: aqui.

 

CENTRO JEAN GAIHAC [Costa Nova, Aveiro)
Programa aqui.

OUTRAS REFERÊNCIAS

Exercícios Espirituais: transformação a partir do interior

Em 1522, junto ao rio Cardoner, a pouco mais dum quilómetro da cidade de Manresa, na Catalunha, Inácio de Loiola recebe uma graça muito especial, de iluminação do entendimento. Diz ele, no fim da vida, que fruto desse graça aprendeu mais nessa ocasião, num instante, que durante todo o resto da sua vida, incluindo os estudos que fez na Universidade de Paris, a mais prestigiada daquele tempo.

P. Luís Maria da Providência SJ,

Ver PDF.

O silêncio que põe o espírito a mexer

Os Exercícios Espirituais, criados por Inácio de Loiola no século XVl, continuam a ser praticados. No ano passado, em Portugal, mais de 2200 pessoas passaram por este processo que implica retiro e silêncio, assim como fizeram os atores de “Silêncio”, o novo filme de Martin Scorsese, que consideram ter sido “transformador”. Mas o que são, afinal, estes exercícios? E que benefícios trazem a quem os pratica?

Mariana Madrinha – Jornal Sol

Ler mais.