Aos vossos lugares – nova edição

Depois de fazer o balanço da 1ª edição de "Ao vosso lugares" na semana passada, a Brotéria convida-nos a manter a procura lugares que transformam. Porque quem não junta, dispersa. 

Depois de fazer o balanço da 1ª edição de "Ao vosso lugares" na semana passada, a Brotéria convida-nos a manter a procura lugares que transformam. Porque quem não junta, dispersa. 

Quando a meio de março lançámos este projeto, vivíamos dias de uma inquietação que era pura novidade. Teríamos pela frente um tempo de isolamento que obrigaria a mudar a maneira como nos deixávamos tocar pela beleza. Esperávamos – sem saber – que esse tempo fosse o mais curto possível. Por isso, aosvossoslugares lembrou-nos de que aquilo que fazemos, lemos, vemos e ouvimos continuava a poder ser um remédio para o desassossego.

Passaram-se entretanto três semanas. Muitos trabalham desde casa e sabemos hoje que não há pensamento nem arte que substituam um abraço. Ainda assim, o pensamento e a arte encurtam distâncias e expandem horizontes. Ver tantos autores a colaborar neste projeto é sinal de que o que temos para oferecer não pode ficar só dentro de nós. O pensamento, a literatura, a música e a arte devem continuar a germinar. E a ser levados para dentro da casa de cada um.

 

Somos uma comunidade de casas abertas. Não para entreter os medos, mas para fazer persistir a imaginação.

 

Somos uma comunidade de casas abertas. Não para entreter os medos, mas para fazer persistir a imaginação. Nutrir a sã inquietação do espírito. Permanecemos numa construção consistente. Não fazemos um segundo aosvossoslugares, antes continuamos à procura desse novo lugar. Aqui ninguém se repete. Intensifica-se.

Estes não são lugares passivos de observação onde tudo ficará na mesma. São lugares que transformam. Porque quem não junta, dispersa.

Cada um ao seu lugar, até que os nossos lugares possam voltar a ser o mesmo.

Aos vossos lugares

Ilustração: © Lourenço Providência

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta seção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria