Ano Inaciano abre com missa e ligação a toda a Província

Comemorações deste ano festivo, convocado pelo P. Geral para toda a Companhia até 31 de julho de 2022, começam em Portugal na quinta-feira, às 19h, altura em que todas as comunidades inacianas se ligarão para um momento inicial conjunto.

Comemorações deste ano festivo, convocado pelo P. Geral para toda a Companhia até 31 de julho de 2022, começam em Portugal na quinta-feira, às 19h, altura em que todas as comunidades inacianas se ligarão para um momento inicial conjunto.

Está a chegar o Ano Inaciano, o jubileu convocado pelo Superior Geral dos Jesuítas para assinalar os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola. Este ano festivo arrancará no dia 20 de maio, data em que passam 500 anos da batalha de Pamplona, onde o então jovem guerreiro Iñigo foi atingido por uma bala e forçado a um longo processo de convalescença, que ditou também o início da sua profunda conversão espiritual. O encerramento do Ano Inaciano está marcado para o dia 31 de julho de 2022, (Dia da Festa de Santo Inácio), em Loyola, sendo que no meio deste caminho, a 12 de março, serão comemorados os 400 anos da canonização do fundador da Companhia de Jesus.

Ver novas todas as coisas em Cristo. Foi este o lema escolhido pelo P. Arturo Sosa, sj, que se pretende que seja agregador deste acontecimento e das suas repercussões no processo espiritual de cada jesuíta, da Companhia, das suas obras e prioridades apostólicas, bem como de todos os que colaboram na missão da Companhia. O P. Geral deseja que este ano seja “um tempo transformador, um convite à conversão pessoal, comunitária e institucional, necessária para melhorar a vida de cada um de nós e a nossa agilidade espiritual e apostólica” (cf. Carta de 21 de abril de 2019). Para o P. Arturo Sosa, “o Ano Inaciano é um apelo para nos inspirarmos em Santo Inácio, o Peregrino. A sua luta interior e a sua conversão levaram-no a uma familiaridade muito próxima com Deus. Esta familiaridade, este intenso amor, permitiu-lhe encontrar Deus em todas as coisas e inspirar outros para formarem juntos, um corpo apostólico, cheio de zelo missionário. Somos herdeiros deste carisma e responsáveis pela sua continuidade nos tempos em que vivemos” (cf. Carta de 31 de julho de 2020).

Na Província Portuguesa da Companhia de Jesus este tempo festivo arrancará ao final da tarde da próxima quinta-feira (dia 20), com a eucaristia que será celebrada nas várias comunidades inacianas do norte, centro e sul do país. Às 19h, arrancará uma emissão que será transmitida online no Ponto SJ, onde será exibido um vídeo de lançamento e onde o Padre Provincial proferirá algumas palavras, havendo ainda lugar para uma ligação ao vivo a todas as comunidades inacianas reunidas localmente para a celebração da missa, em Braga, no Porto, nas Caldinhas, em Coimbra, na Covilhã, na Caparica, em Évora e em Portimão. Depois deste momento digital coletivo, que será projetado em todos os locais em que a comunidade inaciana estiver reunida, prosseguirá a transmissão da eucaristia da comunidade inaciana de Lisboa, presidida pelo P. Miguel Almeida no Colégio São João de Brito, e cada comunidade celebrará a sua missa, localmente.

Ao longo destes 14 meses do Ano Inaciano serão realizadas várias iniciativas que procurarão dinamizar as comunidades inacianas locais, e que serão divulgadas diretamente no site do Ano Inaciano, que será lançado em breve. Haverá peregrinações, exercícios espirituais, conversas, debates, encontros, iniciativas digitais, congressos, entre muitas outras propostas. Em todas as comunidades jesuíticas o Ano Inaciano também terá uma expressão própria, com propostas de oração e reflexão individuais e comunitárias.

Uma das primeiras será a nível internacional e decorrerá já no domingo, dia 23, às 19h. Será uma oração online ao vivo, Peregrinos com Inácio, aberta a todos, e que contará com a presença do P. Arturo Sosa.

Na semana seguinte, já na nossa província, será lançado o livro do Padre Geral “A caminho com Inácio“, na sua versão portuguesa. Este evento decorrerá em Évora no dia 28, sexta-feira, ao final do dia, contando com a presença do Provincial dos Jesuítas, P. Miguel Almeida, sj. Esta obra será editada pela Editorial AO, e poderá ser adquirida online.

As missas nas várias comunidades inacianas serão nos seguintes locais, às 19h:

  • Braga: Basílica dos Congregados
  • Caldas da Saúde: Colégio das Caldinhas
  • Porto: Igreja de Cedofeita
  • Covilhã: Paróquia de São Pedro
  • Coimbra: Igreja de Nossa Senhora de Lourdes
  • Lisboa: Colégio São João de Brito (pavilhão)
  • Pragal: Paróquia de São Francisco Xavier
  • Évora: Igreja da Misericórdia
  • Portimão: Paróquia de Nossa Senhora do Amparo
  • Mexilhoeira Grande: Paróquia da Mexilhoeira Grande

 

Quem não puder estar presente localmente, pode acompanhar através do link em baixo.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.