No âmbito do Cursos da Aula da Esfera todos os meses um jesuíta apresenta um tema que tem sido do seu interesse académico. As próximas sessões vão ser nos dias 21, 22 e 23 maio, entre as 19h às 20h30, com o P. Vasco Pinto de Magalhães, SJ sobre o tema “Alcançar e ter um verdadeiro sentido de Igreja”.
“Alcançar e ter um verdadeiro sentido de Igreja” é, para Inácio de Loiola, a expressão e o caminho da identidade cristã. Mais que a consciência de pertença a uma instituição/organização é ser (e viver como) membro de um corpo: corpo vivo e em processo de encarnação, em serviço criativo e obediente. Santo Inácio propõe 18 Regras práticas para “sentir com a Igreja”. E nós? Estas regras ainda nos podem ajudar? Como?
Programa
21 de Maio – O contexto de uma Igreja em estado de crise: o Cisma protestante
No tempo do cisma protestante Santo Inácio não se afastou da Igreja, mas escolheu o caminho da reforma da Igreja católica. Num tempo, o nosso, em que a Igreja atravessa outras crises, como nos situamos nós? Temos sentido de fidelidade?
22 de Maio – A Igreja Corpo de Cristo
Para melhor perceber o que significa a Igreja como Corpo de Cristo vamos explorar o que dizem S. Paulo, S. João e S. Inácio para nos interrogarmos sobre o que é, hoje, ser católico apostólico romano. Corpo de Cristo inculturado?
23 de Maio– Militância e Fidelidade criativa na Igreja pecadora e santa
Ser militante e fiel a uma Igreja pecadora? Pensar a inserção eclesial numa Igreja que é como um hospital de campanha e que quer ser uma Igreja em saída.
_____________________________________________________________________________
P. Vasco Pinto de Magalhães SJ
Jesuíta desde 1965, o seu percurso entrecruza a pastoral universitária, em Coimbra, Porto e Lisboa, o acompanhamento espiritual e a orientação de Exercícios Espirituais. Foi cofundador do Centro de Estudos de Bioética, tendo uma larga intervenção nestanárea de reflexão e debate. É autor de numerosas obras de espiritualidade e formação cristã, juntando-se à Brotéria em 2016.
Local: Brotéria / Online
Duração: 1h30
Preço: 15€
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria