A beleza literária de João

Johnny Cash, uma análise literária de ponta (mas simples!) e alguns quadros magníficos…

Johnny Cash, uma análise literária de ponta (mas simples!) e alguns quadros magníficos…

1. Como mel para a boca

Acompanhado por um coro, a voz grave inimitável de Johnny Cash, que canta a cruz e a ressurreição de Cristo, ressoa no contexto vintage de um estúdio de televisão dos anos 60.

♪ Were you there when they crucified my Lord ♫

 

https://www.youtube.com/watch?v=PeJkbSi0vMA


2. Um texto bíblico

Ao longo dos 7 domingos do tempo pascal, propomos um mergulho nos relatos da Páscoa e da Ressurreição. Continuamos hoje com o relato em que Maria Madalena anuncia a Pedro e a João o desaparecimento do corpo de Cristo do túmulo.

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhes:

– “O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.”

Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para espreitar e viu que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e acreditou.

Evangelho segundo São João 20,1-8

 

Alessandro%20TIARINI%2C%20Madalena%20anuncia%20a%20Pedro%20e%20a%20Jo%C3%A3o%20o%20desaparecimento%20do%20corpo%20de%20Jesus%2C%20(%C3%B3leo%20sobre%20tela%2C%201577-1668)%2C%20Bolonha%2C%20It%C3%A1lia
Alessandro TIARINI, Madalena anuncia a Pedro e a João o desaparecimento do corpo de Jesus, (óleo sobre tela, 1577-1668), Bolonha, Itália

3. O esclarecimento

O texto do Evangelho de São João, pela sua finura, estrutura e sensibilidade para os pormenores, é uma jóia literária. Este texto contém tesouros que se deixam descobrir aos poucos, como um bom vinho que, ao envelhecer, revela novas subtilezas.

No relato da descoberta do túmulo vazio, é preciso debruçarmo-nos sobre a utilização dos verbos para descobrir uma pérola. Uma vez que a tradução para Português é insuficiente, propomos a sua versão em Grego para a descobrir:

– Quando «o discípulo que Jesus amava» chega em primeiro lugar ao túmulo, ele não entra. Mais novo, acaba de ganhar a Pedro na corrida que fizeram, mas não quer entrar sem ele: é rápido, mas educado. Entretanto, não pode evitar debruçar-se para «βλέπει» [blepei], para dar uma vista de olhos. A versão portuguesa traduz por “viu”, mas é preciso explicitar que se trata de um olhar rápido de alguém curioso.

– Depois chega Pedro, que entra no túmulo. Aí ele «θεωρεῖ» [theorei]. Aqui, em português, a tradução tem a expressão “ficou admirado ao ver”: trata-se de uma observação atenta. Pedro examina com um olhar cuidadoso os panos, o túmulo vazio. Interessa-se por coisas concretas que estão ali e apercebe-se de que Jesus não está ali.

– O primeiro discípulo entra, por fim, e «εἶδεν» [eiden], “viu”. E é vendo que ele acredita. O seu olhar não é uma simples constatação da ausência de Jesus, é um olhar que penetra a ausência aparente para perceber a presença invisível daquele que já não está ali. A ausência torna-se, para ele, sinal de uma presença.

 

William%20HOLE%2C%20Os%20ap%C3%B3stolos%20Pedro%20e%20Jo%C3%A3o%20entram%20no%20t%C3%BAmulo%20vazio%20(%C3%B3leo%20sobre%20tela%2C%201908)
William HOLE, Os apóstolos Pedro e João entram no túmulo vazio (óleo sobre tela, 1908)

Aqui, o discípulo, vendo, faz a experiência de olhar mais além: ele percebe o sentido invisível, tem um olhar metafísico sobre a realidade. Os dois elementos da palavra metafísico, em grego: “meta” e “phusis”, significam, literalmente, «para lá do físico».

Eis um olhar de esperança sobre a humanidade: através da ausência visível dos mortos, perceber a sua presença invisível. Para um cristão, esta esperança universal tem a sua raiz em Deus feito homem, que ergueu da morte a sua carne ferida e que está sempre visível, para lá daquilo que é visível.

 

Eug%C3%A8ne%20BURNAND%20%2C%20Os%20disc%C3%ADpulos%20Pedro%20e%20Jo%C3%A3o%2C%20correndo%20para%20o%20sepulcro%20na%20manh%C3%A3%20da%20Ressurrei%C3%A7%C3%A3o%20(%C3%B3leo%20sobre%20tela%2C%201989)%2C%20Mus%C3%A9e%20d'Orsay%2C%20Paris%2C%20Fran%C3%A7a.%20
Eugène BURNAND , Os discípulos Pedro e João, correndo para o sepulcro na manhã da Ressurreição (óleo sobre tela, 1989), Musée d'Orsay, Paris, França.

4. E ainda uma palavra final…

Ao usar três verbos diferentes, o texto revela três matizes diferentes do olhar. O autor do Evangelho, com a sua arte, oferece-nos uma profundidade incomensurável, a descobrir sempre de novo.

A experiência da leitura de uma obra literária que desvela continuamente algo de novo faz-nos pensar na bonita frase de François-Xavier BELLAMY:

«Descobrir uma nova cultura, uma ciência, uma literatura, é ver o mundo animar-se pouco a pouco com uma infinidade de significados ainda longe das nossas suspeitas; é ler na realidade, ainda mal conhecida, as particularidade que aí permanecem adormecidas, à espera de serem descobertas.»

François-Xavier BELLAMY, Les déshérités ou l’urgence de transmettre, Paris, Plon, 2014.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!

Eu contribuo


PRIXM Logo

Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.


Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.

PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.