Pedagogia sinodal
Valorizar a ideia original que Deus tem para cada pessoa, em benefício de todos. Esse caminho valorativo será um forte antídoto contra as assimetrias eclesiais que geram abusos e desanimam comunidades.
Valorizar a ideia original que Deus tem para cada pessoa, em benefício de todos. Esse caminho valorativo será um forte antídoto contra as assimetrias eclesiais que geram abusos e desanimam comunidades.
Alunos de mais de 40 nacionalidades participam na 9.ª Edição do Encontro do Estudante Internacional da Universidade Católica Portuguesa no Campus de Braga.
Uma mudança deste paradigma social só parece possível se for acompanhada de uma mudança de mentalidade. Urge reconhecer os efeitos sérios que a violência verbal pode ter, sobretudo nos mais vulneráveis, como as crianças e jovens.
Em quatro sessões tratamos os aspetos gerais elementares para compreender o livro dos salmos e a sua poética, conteúdos teológicos, espiritualidade e, finalmente, o modo como Jesus os rezou e como o Novo Testamento os interpretou.
Para além de um notável pensador filosófico e humanístico, o jesuíta destacou-se na área da pedagogia pelo extraordinário serviço prestado à causa do ensino em Portugal, em particular à expansão do ensino superior universitário.
Nos vários níveis de ensino, instala-se um debate já tradicional no que toca às tecnologias digitais, mas agora com um novo protagonista: o ChatGPT.
No dia 30 de outubro, “Newsman’s Groundwork for a Post Humean Realist Metaphysics” será o primeiro tema em debate pelo P. Álvaro Balsas, sj, docente da FFCS da UCP – Braga.
Quando as crianças entram numa instituição educativa, levam consigo o que aprenderam em outros contextos e ambientes, incluindo padrões de comportamento estratégicos, competências e uma identidade em formação.
Seria tempo de apostar em espaços comunitários de aprendizagem coletiva, de debate e diálogo, eminentemente intergeracionais e que permitissem às pessoas aprender, aprender mais e sempre. E ensinar, ensinar mais e ensinar sempre.
O amor ao próximo – o investimento nas relações e nas pessoas com quem interagimos – ensina-nos tanto que a aprendizagem é contínua e durante toda a vida.