Últimas

Para que Serve a Escola?

Quem pode encontra as melhores alternativas para filhos, seja nos melhores colégios, em espaços com pedagogias alternativas ou em ensino doméstico. E quem não pode? É tempo de nos unirmos e pensarmos no que queremos para uma nova geração.

O professor pessoa e o professor operário

O professor operário até pode ter razão quando tenta recuperar os 9 anos, 4 meses e 2 dias em que a sua carreira foi congelada. Mas essa não é a questão; nem a solução. É preciso recomeçar de novo e encontrar um novo Estatuto da Carreira Docente que crie a estabilidade e justiça de que o professor pessoa precisa para poder viver em paz.

Ensinar e aprender: de herdeiros a deserdados

Para os heróis de 68, a maior conquista foi o descrédito da autoridade e a rutura com a tradição. Como se autoridade se opusesse a liberdade; como se o aluno não tivesse nada para receber. E assim os herdeiros de outrora deram lugar a deserdados solitários.

Casarão: uma casa em crescimento

No dia em que encerram as atividades neste novo espaço da pastoral universitária de Évora, o P. Fernando Ribeiro, jesuíta que dirige a casa, faz um balanço positivo, referindo, contudo, que este projeto precisa ainda de ser mais conhecido.

Regras, para que vos quero?

Parece-me fundamental, por um lado, desmontar esta “visão regrista” e, por outro, dar força e ânimo às visões educativas focadas na descoberta, no entendimento e no sentido das coisas.

Maternidade e Carreira – “Profissões” incompatíveis?

Todos nascemos com talentos, mas foi vedada à mulher, durante muitos anos, a possibilidade de pôr uma boa parte deles a render. Os tempos mudaram, as mulheres lançaram-se ao mercado de trabalho, estudaram, assumiram novos cargos, lutaram pelos sonhos… mas a gestão entre a vida profissional e a maternidade continua a ser um quebra-cabeças para muitas famílias. Como encontrar o equilíbrio?

1ª Edição das MasterClasses do INA

Instituto Nun’Alvres, que pertence ao colégio dos jesuítas em Santo Tirso, organizou 1ª Edição das MasterClasses. Alunos foram desafiados a aprender num registo diferente, fora da sala de aula, orientados por 40 especialistas.