Igreja e juventude em debate

Fórum da Juventude organizado pelos jesuítas do Porto não pretende ser congresso para falar cientificamente mas espaço amplo de conversa sobre o mundo e os desafios da atualidade. Dezenas de oradores juntam-se no dia 10, no CREU, no Porto.

No próximo sábado, 10 de novembro, realiza-se no Creu – Centro de Reflexão e Encontro Universitário, da cidade do Porto, um Fórum sobre os Jovens, a Fé e o futuro.

Este fórum organizado pelos jesuítas do Porto ligados à Pastoral Universitária procura fomentar uma larga e aberta reflexão sobre a Igreja e a Juventude, depois do Sínodo dos Jovens realizado em Roma no passado mês de outubro.

Não é um congresso para falar “cientificamente” sobre os jovens. É um fórum, um espaço amplo de conversa onde jovens e adultos falarão sobre os mundos juvenis, a força e fragilidade da fé numa sociedade urbana e mais descrente, antecipando-nos ao futuro que nos espera.

É uma iniciativa aberta a todas as pessoas interessadas, famílias, pré universitários e universitários, jovens profissionais, educadores, sacerdotes, responsáveis pastorais.

O Fórum contará com três breves conferências proferidas pelo Director do Creu, P. Carlos Carneiro, sj, pelo P. José Frazão Correia, sj, Provincial da Companhia de Jesus em Portugal, e pelo Sr. D. António Augusto, Bispo Auxiliar do Porto e Delegado português presente no recente Sínodo.

O dia conta também com dois painéis e quatro ateliers à escolha. São mais de 20 os oradores convidados, jovens e adultos, representantes das mais diversas áreas da vida da Igreja e da sociedade. O fórum conta com “especialistas” de várias áreas do saber: arquitectos, psicólogos, pastoralistas, médicos, engenheiros, professores, artistas, desportistas, animadores de grupos de jovens, jovens voluntários de variadas experiências sociais e eclesiais juvenis, etc. A todos foi pedida uma síntese profunda e um testemunho pessoal sobre os temas em questão que, seguindo o estilo do recente Sínodo, procurarão fomentar em todos os participantes uma consciência comum, uma pastoral inter-geracional, uma Igreja que se quer entender e construir com a colaboração de todos, como uma verdadeira família onde os mais jovens deixam de ser apenas receptores para passarem a ser também autores e atores de um Igreja chamada a ser livre, santa e feliz.

É vasto e diversificado o conjunto de assuntos que serão abordados: o desinteresse pela política; a estética como nova moral; a força da amizade; a autonomia como critério da liberdade; a gestão do fracasso e o sucesso; o discernimento e as decisões de vida; a presença na sociedade e o papel dos jovens crentes na Igreja; os voluntariados e as experiências de crescimento e maturidade da fé; as linguagens, a fuga dos jovens da igreja e dos sacramentos; a sexualidade, a família e a escola como projectos educativos; o acompanhamento e integração; os jovens heróis e os normais, etc.

O dia terminará com uma singela mas significativa homenagem aos três últimos Papas (S. João Paulo II, Papa Bento XVI e ao Papa Francisco) que dedicaram e têm dedicado muito do seu múnus pastoral ao serviço da juventude e das suas inquietações.

Depois deste Fórum, outras iniciativas se realizarão procurando trazer os conteúdos do sínodo dos jovens ao mundo universitário e juvenil da Igreja do Porto.

Programa e Inscrições em: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfGMztTKvy_tgd5C/viewform…