Educados para Servir: “Não separo o que sou na vida pessoal do que sou na vida profissional”

No dia 8 de dezembro, os colégios dos jesuítas em Portugal juntam os antigos alunos. Esta semana, antecipando essa festa, damos a conhecer histórias concretas de portugueses cuja formação foi orientada pelo mote "educar para servir".

Em Portugal são três, no mundo inteiro são 845 os colégios que pertencem à Companhia de Jesus.
Neste momento, são quase 900.000 as crianças e jovens que estudam em colégios jesuítas, espalhados por todo o mundo.

Profundamente marcados pela sua passagem por estes colégios, são muitos os que celebram a sua identidade de antigo aluno de um colégio da Companhia de Jesus. Em Portugal, esse dia celebra-se no Dia da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, por isso, ao longo desta semana, vamos conhecer histórias concretas de portugueses cuja formação foi orientada pelo mote “educar para servir”.

Assim, daremos a conhecer um pouco o Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, o Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), em Coimbra, e o Colégio de S. João de Brito, em Lisboa.

Neste primeiro dia, ouvimos o testemunho do antigo aluno do Colégio das Caldinhas, o músico Manuel Barbosa de Matos (conhecido por Manuel Fúria) e da antiga aluna do CAIC, a médica Rita Simões. Um e outro explicam como o seu colégio os ensinou a viver, em cada uma das dimensões da vida, uma atitude de entrega.