Falácias da educação pós-moderna
Educar supõe que o mundo tem um sentido e que a vida é portadora de uma promessa (Hannah Arendt). Acreditam nisto também os pós-modernos?
Educar supõe que o mundo tem um sentido e que a vida é portadora de uma promessa (Hannah Arendt). Acreditam nisto também os pós-modernos?
No contexto de injustiça estrutural, uma educação que se pretenda transformadora tem de passar pela aprendizagem da desobediência – daquela que confronta a injustiça e a hipocrisia e assim se revela construtora de novas possibilidades.
As escolas podem ser lugares para encontrar soluções que, não sendo imediatas, são duradouras. Um decálogo para fazer deste ano realmente um ano novo.
Vivemos um tempo de avidez de contacto. Procuramos o contacto, o estar em relação, vivendo 24 horas conectados. Nunca estivemos tanto em contacto e ao mesmo tempo tão sedentos de relação. Porque não fazer diferente este Natal?
O final do ano é tempo de balanço. O Ponto SJ, com a ajuda dos leitores, elegeu os temas mais importantes de 2019. Os resultados estão agora disponíveis e são comentados por três jornalistas.
Acontecimentos ou figuras que, em 2019, foram sinal de esperança, mas também encerram em si interrogação ou incerteza. Vote online no melhor ponto de interrogação de 2019.
Acontecimentos ou figuras que, em 2019, foram sinal de abertura e aproximação, gerando espaços, experiências ou processos de encontro. Vote online no melhor ponto de encontro de 2019.
Acontecimentos ou figuras que, em 2019, iluminaram a realidade e nos ajudaram a olhar para o mundo à nossa volta de modo mais profundo. Vote online no melhor ponto de luz de 2019.
Como educadores, devemos ajudar as crianças e os jovens a saber esperar pelo momento próprio, para experimentarem aquilo que é mais adaptado à sua idade.
Acredito que aprender a avaliar é uma dimensão essencial da função da escola. O professor, enquanto avaliador das aprendizagens dos seus alunos, tem de os envolver nos processos de avaliação.