Unir os pontos, tecer a vida: as marcas de 2019

O final do ano é tempo de balanço. O Ponto SJ, com a ajuda dos leitores, elegeu os temas mais importantes de 2019. Os resultados estão agora disponíveis e são comentados por três jornalistas.

O final do ano é tempo de balanço. O Ponto SJ, com a ajuda dos leitores, elegeu os temas mais importantes de 2019. Os resultados estão agora disponíveis e são comentados por três jornalistas.

Atualização a 3 de janeiro de 2020: Resultados disponíveis aqui.

Leia os comentários aos resultados de:

Ivo neto – Ponto de Encontro
Rosário Lira – Ponto de Interrogação
Joaquim Franco – Ponto de Luz

 

Dentro ou fora das bolhas em que nos movemos, são muitas as histórias e notícias com que vamos sendo confrontados. Muitas chegam às manchetes e destaques dos meios de comunicação pela sua inegável relevância. Algumas ocupam tempo e espaço de antena sem que sejam especialmente significativas para a construção de um mundo mais justo. Outras passam despercebidas, mas deixam marcas e vão transformando por dentro a realidade social.

O final do ano é sempre tempo de balanço. E neste balanço expressa-se o desejo de ordenar e integrar, separar o que foi mais importante daquilo que foi superficial. Este exercício será tanto mais importante quanto nos dispusermos a olhar para a realidade para lá de brilhos aparentes, sendo capazes de perscrutar o que é mais profundo, estabelecendo relações e unindo os pontos que ajudam a tecer a nossa vida comum.

No Ponto SJ, e à semelhança do que fizemos no ano passado, quisemos fazer este exercício com os nossos leitores, convidando-os a identificar as marcas que ficam de 2019. Para isso, escolhemos 12 figuras e acontecimentos que consideramos especialmente relevantes no ano que está a terminar. Alguns tiveram grande impacto mediático. Outros passaram mais despercebidos. Independentemente disso, seguindo a nossa linha editorial, aqui fica a nossa proposta e os nossos candidatos (clique nos títulos a negrito).

As votações encerram a 30 de dezembro. Os resultados serão divulgados nos primeiros dias do novo ano.

 

PONTO DE ENCONTRO – Acontecimentos ou figuras que foram sinal de abertura e aproximação, que geraram espaços, experiências ou processos de encontro. (clicar no título para ficar a conhecer melhor os candidatos)

  • Jornada Mundial da Juventude: o mundo em Lisboa
  • Brotéria: a fé à conversa com as culturas urbanas contemporâneas
  • Sem-abrigo: uma realidade mais visível
  • Sínodo da Amazónia: um encontro improvável no Vaticano

 

 

PONTO DE LUZ – Acontecimentos ou figuras que iluminaram a realidade e nos ajudaram a olhar para o mundo à nossa volta de modo mais profundo. (clicar no título para ficar a conhecer melhor os candidatos)

  • Abusos sexuais na Igreja: luz ao fundo do túnel
  • Eleição de D. Tolentino Mendonça: os novos cardeais do Papa
  • Onda de solidariedade: portugueses juntos salvam bebé Matilde
  • Prémio Nobel da economia: a economia atenta a pobreza

 

 

PONTO DE INTERROGAÇÃO – Acontecimentos ou figuras que são sinal de esperança, mas também encerram em si interrogação ou incerteza.
O que lhe pedimos é que escolha, em cada categoria, o acontecimento ou figura que considera mais marcante. (clicar no título para ficar a conhecer melhor os candidatos)

  • Greta Thunberg e a greve climática: Podem os jovens mudar o mundo?
  • Novos partidos: o que mudou no Parlamento?
  • Fecho do Colégio da Imaculada Conceição: o Estado é dono da Educação?
  • Violência doméstica: porque não conseguimos acabar com este drama?

 

 

A votação foi encerrada a 30.12.2019.
Os resultados das votações serão revelados no início de 2020. Nessa altura três convidados especiais refletirão no PONTO SJ sobre cada um dos acontecimentos ou figuras escolhida pelos nossos utilizadores.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.