Posso ficar ao teu lado?
A pergunta pode resumir os dois anos de Programa da ONG Teach For Portugal para as três educadoras que fizeram parte da primeira geração de mentores que trabalham nas escolas de meios mais vulneráveis durante 2 anos.
A pergunta pode resumir os dois anos de Programa da ONG Teach For Portugal para as três educadoras que fizeram parte da primeira geração de mentores que trabalham nas escolas de meios mais vulneráveis durante 2 anos.
Será que os alunos sabem que são mais do que todos os valores que tiveram de introduzir na candidatura à Universidade? Será que sabem que o resultado que sai em setembro não define o seu valor e aquilo que são? Infelizmente, acho que não
Trata-se de um suporte que decorre direta e linearmente, não de princípios humanistas reconhecidos no campo da Educação, mas da crescente exigência externa para que a escola dê resposta cabal às necessidades do mercado financeiro mundial.
Num mundo pautado por constantes mudanças, para as quais as novas gerações necessitam e devem procurar respostas e soluções, a escola não pode continuar a promover uma cultura ligada ao resultado (versus processos de aprendizagem).
Quem se sente amado não tem (tanta) vergonha. A missão dele é amar. Um dia perderá a vergonha, não por mim, mas por todos os que amou.
Quando os filhos nos pedem para não ir à Missa, hesitamos e questionamos onde começa a liberdade deles e acaba a nossa obrigação, ficamos sem resposta pronta. E não há resposta.
Após um ano de interregno, os campos de férias ligados à Companhia de Jesus regressam este verão, embora com muitas restrições e medidas de segurança. Serão 27 campos e cada um só com 30 jovens participantes, menos 12 do que o habitual.
Somos a geração que nasceu na crise de 2008, chegará ao mercado de trabalho em tempo de pandemia e enfrenta a ameaça de a Humanidade se tornar a primeira espécie a autoextinguir-se. Desafios grandes e pesados, mas iremos conseguir. Juntos.
De acordo com estatísticas oficiais, relativas a 2017/2018, existem cerca de 90.000 crianças com necessidades especiais no sistema educativo, um número que tem vindo a crescer nos últimos anos e que carece de respostas ajustadas e adequadas
Os pais, muitos deles ainda em teletrabalho, e com as opções para ocupar as crianças durante as férias também limitadas, voltam ao duro dilema que já enfrentaram: vêem os filhos a cair na utilização excessiva das tecnologias digitais