Zapping 2022/2023

Não tenho uma boa resposta para isto, para o que fazer de diferente. Mas sei que não pode a distância física ou a distância dos grandes números servir de conforto para me conciliar com falhas que têm impacto na vida de pessoas concretas.

Por estes dias de final de ano fui fazendo zapping entre noticias, detendo-me sobre algumas que me causam estranheza – como é o caso de decisões adiadas, a meu ver inevitáveis, para a generalização e justiça na frequência do Ensino Superior em Portugal –, ou tristeza – como a crescente e inaceitável restrição do acesso à escolaridade por parte das mulheres no Afeganistão.

Partilho alguns excertos deste zapping que me deixou a pensar.

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“Estudo pedido pelo Governo defende que propinas devem deixar de ser iguais para todos os estudantes
Portugal deveria adotar um sistema diferenciado de propinas em que o valor pago pelos estudantes do ensino superior seria definido com base em critérios socioeconómicos, recomenda a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Atualmente, o valor máximo das propinas para o 1.º ciclo do ensino superior está fixado em 697 euros e todos os estudantes pagam o mesmo. Em vez disso, o relatório propõe um sistema diferenciado, em que o nível de propinas é associado a critérios socioeconómicos
O objetivo dessa revisão seria avaliar a flexibilidade do sistema para garantir apoio a uma população de estudantes cada vez mais diversificada e aferir a necessidade de alterações ou de introdução de outros instrumentos para apoiar estudantes mais velhos.”

Fonte: CNN, 19 de dezembro de 2022

Talibãs proíbem mulheres afegãs de frequentarem as universidades
O Governo talibã no poder no Afeganistão proibiu todas as estudantes do sexo feminino de frequentarem o ensino universitário. Trata-se de mais um passo que agrava a repressão de direitos e liberdades das mulheres afegãs que os talibãs têm conduzido desde que assumiram o poder, em agosto de 2021.”

Fonte: Expresso, 20 de dezembro de 2022

“Cerca de 10 mil menores ucranianos não foram matriculados na escola em Portugal
Quase dez mil menores ucranianos não foram à escola em Portugal: dos mais de 14 mil que entraram no país, apenas 4376 estão matriculados no sistema de ensino. A Associação dos Ucranianos em Portugal, que diz que o número é alarmante, justifica que há dificuldade de integração nas escolas, principalmente em idades entre os 11 e 15 anos. A diferença cultural, linguística e a falta de apoio psicológico são apontadas como principais barreiras para os refugiados ucranianos em Portugal.”

Fonte: JN, 10 de dezembro de 2022

União Europeia condena proibição de raparigas nas escolas do ensino secundário no Afeganistão
Os talibãs decidiram impedir o esperado regresso das adolescentes às escolas do ensino secundário, apesar das múltiplas promessas oficiais neste sentido (…).
‘Isto é uma flagrante violação do direito fundamental à educação para todas as crianças, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em vários instrumentos internacionais sobre direitos humanos dos quais o Afeganistão é Estado-membro”, afirmou o Conselho Europeu em comunicado.’
A decisão foi anunciada, sem qualquer justificação, horas após a esperada reabertura das escolas e quando muitas alunas já se encontravam nas salas de aulas.
A União Europeia alerta que mais de um milhão de raparigas afegãs são afetadas por esta decisão e manifestou-lhes total apoio.”

Fonte: CNN, 29 de Março

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Estas pinceladas de um mundo que sabemos complexo, revelam a fragilidade tanto dos sistemas educativos ditos avançados como das conquistas e avanços que, erradamente, tomamos como garantidos.

Percorrendo estas notícias de 2022 – e tantas outras relacionadas com a Educação –, alternamos entre geografias, entre desafios e problemas, atribuímos-lhes gravidades diferentes e, por não sermos competentes – individualmente – para lhe dar resposta, acomodamos em nós estas realidades.

Não sei como é convosco, mas não gosto e não quero que estas fragilidades encontrem em mim um lugar de silenciosa residência, uma espécie de arquivo onde apenas por consulta causam perturbação.

Não tenho uma boa resposta para isto, para o que fazer de diferente. Mas sei que não pode a distância física ou a distância dos grandes números servir de conforto para me conciliar com falhas e retrocessos que têm impacto na vida de pessoas únicas e concretas.

Fica então o meu convite para 2023: o desconforto. Que ele persista e conduza cada um. Para onde? Não sei, será uma descoberta. E uma educação.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.