Hoje é o nosso ponto de partida

Necessitamos de espaços que promovam “um clima temperado”, em que sejam possíveis conversas francas, que se alimentem mais de perguntas abertas do que de respostas feitas.

“Eis-nos finalmente chegados ao ponto de partida.”

Começa hoje o Ponto SJ, o portal dos jesuítas em Portugal. Mas, na verdade, há já muito caminho andado, desde que há mais de dois anos um primeiro encontro traçava sonhos e objetivos.

Foi então claro que a Companhia de Jesus podia contribuir para o debate no espaço público de um modo mais comprometido e relevante. Não queríamos que a nossa presença na internet fosse um mero duplicado digital das nossas instituições. Pareceu-nos que era possível utilizar de um modo pertinente as possibilidades abertas pelas ferramentas de comunicação atualmente disponíveis. Pareceu-nos que era nossa obrigação manifestar com clareza o que pensamos e o que propomos. Não simplesmente para ocupar espaço, mas com o desejo de aprofundar as questões.

Assumindo como ponto de partida o nosso vínculo à tradição cristã e da Companhia de Jesus, pretendemos que o Ponto SJ seja um Portal capaz de fazer a ponte com esferas e grupos diferentes e mais distantes da sociedade. Na realidade, vivemos um tempo em que a possibilidade de diálogo aberto e construtivo, capaz de assumir positivamente a pluralidade, está afetada pelo uso de uma linguagem populista, extremada e excessivamente identitária, que impede a escuta e a disponibilidade para compreender a posição do outro. Necessitamos de espaços que promovam “um clima temperado”, em que sejam possíveis conversas francas, que se alimentem mais de perguntas abertas do que de respostas feitas.

O Ponto SJ será um espaço de reflexão, opinião e comentário que espera contribuir para o enquadramento de temas pertinentes da atualidade em áreas como Política, Fé, Justiça, Cultura e Educação. A cada uma estarão associados diversos assuntos desde a Ciência, à Economia, passando pelo Desporto. Seremos especialmente sensíveis a questões relacionadas com injustiças, desigualdades, e tudo o que possa pôr em risco o bem comum e a dignidade da pessoa.

Os artigos, a publicar diariamente, contarão com a colaboração de diversas personalidades das mais diversas áreas. A cada uma deixamos aqui o mais sincero agradecimento pela disponibilidade e entusiasmo com que aceitaram o convite.

Agradecemos também a todos os que a partir de hoje manifestam o seu interesse e a sua confiança neste projeto. Pedimos que sejam exigentes. Prometemos o nosso esforço de servir com seriedade aqueles que por aqui quiserem passar.

Que este possa ser um verdadeiro ponto de encontro.

É tempo de partir.

 

Conheça o nosso Estatuto Editorial.

E veja o Provincial dos Jesuítas em Portugal a explicar as nossas motivações.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.