Jesuítas em Portugal
Mais do que uma opinião.
  • REDE BENFEITORES SJ
  • Pesquisa
  • Agenda

Ponto SJ

o portal dos jesuítas em Portugal

    • Jesuítas em Portugal
      • Quem somos
      • Santo Inácio
      • Espiritualidade Inaciana
      • Ser Jesuíta
      • Famílias
      • Secretariado das Missões
      • Serviço de Proteção e Cuidado
      • Comissão do Apostolado Social
      • Rede de Benfeitores
      • Contactos
    • PONTO SJ
      • Fé
      • Cultura
      • Educação
      • Justiça
      • Política
      • Estatuto editorial
    • Jesuítas Internacional
      • Cúria Jesuítas Roma
      • Discerning Leadership Program
    • Obras
      • Universitários e Juventude
        • CAB – Braga
        • CREU – Porto
        • CUMN – Coimbra
        • CUPAV – Lisboa
      • Voluntariado e Ação Social
        • Comissão do Apostolado Social
        • Centro Juvenil P. Amadeu Pinto
        • Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande
        • Centro Social da Musgueira
        • Centro São Cirilo
        • Faz+ CUMN
        • Foste Visitar-me
        • Fundação Gonçalo da Silveira
        • Grão
        • Leigos para o Desenvolvimento
        • Serviço Jesuíta aos Refugiados
      • Publicações
        • Axioma
        • Editorial Apostolado da Oração
        • Editorial Frente e Verso
        • Revista Cruzada
        • Revista Mensageiro do Coração do Jesus
      • Paróquias
        • S. Pedro – Covilhã
        • Encarnação – Lisboa
        • Lumiar – Lisboa
        • S. Francisco Xavier – Caparica
        • Mexilhoeira Grande
        • N.ª Sr.ª Amparo – Portimão
    • Obras
      • Espiritualidade
        • A Casa
        • Ano Inaciano
        • Casa da Torre
        • Casa de Exercícios Santo Inácio
        • Casa de São José
        • Casa Velha
        • Click to Pray
        • CVX-P
        • Jesuítas em Évora
        • LabOratório
        • Passo-a-rezar
        • Rede Mundial de Oração do Papa
        • SEEI
      • Colégios
        • Caldinhas
        • Imaculada Conceição
        • São João de Brito
        • Oração da manhã
        • Associação P. Simão Rodrigues, sj
      • Acampamentos Inacianos
        • Campinácios
        • Gambozinos
        • Camtil
        • Rabo de Peixe Sabe Sonhar
      • Causas de Santos
        • Causa Padre Cruz
        • Mártires do Brasil
        • Mártires do Japão
      • Ensino superior e Cultura
        • Brotéria
        • Companhia dos Filósofos
        • Faculdade Filosofia e Ciências Sociais
  • Fé
  • Cultura
  • Educação
  • Justiça
  • Política
  • Artigos
    OpiniõesEspeciaisNotíciasFotogaleriasCaixas de PerguntasPodcastsVídeos
  • PRÉ INSCRIÇÃO MAGIS
P. Miguel Neto
21 Setembro 2022

Opinião Igreja e presença mediática

Entre o tradicionalismo e o pimba!

Precisamos de equilíbrio, para que qualquer polaridade seja ultrapassada e, sobretudo, para que a Igreja, na sua diversidade inevitável encontre um meio termo entre o mais rígido tradicionalismo e o mais pseudomoderno “apimbalhado”.

P. Miguel Neto
21 Setembro 2022
  • Igreja e presença mediática Entre o tradicionalismo e o pimba!
  • Partilhar
  • Partilhar no Facebook
  • Partilhar no Twitter
  • Partilhar no WhatsApp
  • Imprimir

Vivemos num mundo cada vez mais polarizado. Andamos entre os extremos políticos, da extrema-esquerda e da extrema-direita. As recentes eleições na Suécia, que deram força aos partidos nacionalistas (facto que originou a demissão da, até agora, primeira-ministra, oriunda do partido social-democrata, que, apesar de tudo, é um partido moderado), são um exemplo disso.

Infelizmente, na nossa Igreja também há muito que caminhamos para um excesso de polaridade, entre o mais rigoroso e irredutível tradicionalismo (que, em muitos casos, faz tudo para manter uma Igreja anacrónica) e uma Igreja marcadamente inovadora (que, de tanto procurar a novidade, chega a ser completamente desencarnada da vida quotidiana dos cristãos).

Pode ser que uma das causas desta bipolaridade seja a falta de crença no significado e investimento na educação de/para os media. Isto, porque a presença destes na evangelização é frequentemente percebida em termos de luta dura e exigente, na qual o diálogo com a cultura pós-moderna contemporânea será sempre espinhoso. E desistir, abandonando este “ambiente”, por só se ver nele uma área de disputa problemática, geradora de dúvidas, apostando no trabalho de evangelização orgânica, será o caminho?

A presença mediática é encarada, por muitos dos que fazem grande uso de plataformas e redes, como um cuidado pastoral no qual a evangelização parece esgotar-se em mensagens “flash”, eventos e espetáculos religiosos com evangelizadores carismáticos. Acredito que tais eventos são necessários, mas sendo o rosto da evangelização que se vê de modo mais evidente no digital, não sei se contribuirá para o correto entendimento das potencialidades deste espaço. De igual modo, não defendo que possam constituir-se como um programa para a nova evangelização.

E quando vejo que esta lógica que assenta na criação de momentos visualmente e sensorialmente muito impactantes chega aos templos e ao quotidiano das paróquias, valorizando-se a espetacularidade das celebrações, pergunto-me onde está o mais importante, que, no meu entender, é o conhecimento sobre aquilo em que acreditamos e a consciência das razões que nos fazem ter Fé.

E quando vejo que esta lógica que assenta na criação de momentos visualmente e sensorialmente muito impactantes chega aos templos e ao quotidiano das paróquias, valorizando-se a espetacularidade das celebrações, pergunto-me onde está o mais importante, que, no meu entender, é o conhecimento sobre aquilo em que acreditamos e a consciência das razões que nos fazem ter Fé.

Não estaremos demasiado entusiasmados com um estilo de narrativa “pseudo-mediática”, que por um lado criticamos duramente, apontando o dedo aos media por tudo o que de mau acontece na sociedade (o distanciamento dos outros, a difusão de informação falsa, a pouca profundidade de visões e análises, etc.), mas por outro trazemos para dentro da nossa comunidade eclesial, exacerbando a dimensão emocional da comunicação acima de todas as outras?

A Fé recebida e estruturada no coração leva à transformação religiosa, mas proclamá-la pressupõe, do meu ponto de vista, um ato racional de compreensão. Precisamos de reflexão, mas de uma reflexão que não exclua, que não demonize os pontos de vista opostos. Precisamos, diria eu, de equilíbrio, para que qualquer polaridade seja ultrapassada e, sobretudo, para que a Igreja, na sua diversidade inevitável (porque somos todos seres humanos diferentes), encontre um meio termo entre o mais rígido tradicionalismo e o mais pseudomoderno “apimbalhado”. E, mais que tudo, necessitamos de cristãos que pensem, que expressem esse pensamento e que vivam a Fé de uma forma esclarecida, não se limitando a cumprir preceitos, a encantar-se com as longas procissões de acólitos, a perder-se na névoa do incenso.

Assim, o caminho que me parece mais produtivo é o de apostar na abertura de portas, na alfabetização mediática de instituições e indivíduos. Sem isto, não compreenderemos os meios de comunicação e, consequentemente, não seremos capazes de comunicar de uma forma correta e alcançar os destinatários da mensagem do Evangelho.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.

Seja o nosso ponto de apoio

O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!

DOAR AQUI

Mais em Fé

Notícia 8 Fevereiro 2023

Morreu o P. José Augusto Sousa, sj

Sacerdote tinha 89 anos, 70 dos quais como jesuíta. Viveu grande parte da sua vida de jesuíta em Moçambique, onde foi missionário, chegando a ser Vice-provincial numa altura muito crítica e complicada.

Ponto SJ
Especial 8 Fevereiro 2023

Pedro Arrupe: santidade à flor da pele

Na semana em que se assinalam 32 anos da morte do P. Pedro Arrupe, emblemático jesuíta que foi Superior Geral da Companhia de Jesus, revisitamos a sua história e o legado que nos deixou.

Tomás Machado Lima
Video 6 Fevereiro 2023

Tens Companhia Para ir à JMJ! – #3

Neste episódio da rubrica «Tens Companhia para ir à JMJ!», estamos à conversa com a Luísa Vaz Pinto dá o seu testemunho como participante do MAGIS. Participou em 3 edições: Colónia 2005, Madrid 2011 e Rio de Janeiro 2013.

Ponto SJ
Especial 5 Fevereiro 2023

São João de Brito, o jesuíta que ousou sonhar

No dia 4 de fevereiro foi o dia que morreu São João de Brito, jesuíta português e missionário.

P. Nelson Faria, sj
Opinião 2 Fevereiro 2023

Cuidar do (c)oração para ver a Deus

Este ‘processo’ pode dizer-se que requer discernimento, identificar e reconhecer os momentos de consolação e de desolação que vivemos no nosso dia-a-dia, perceber onde é que nos aproximamos e onde é que nos afastamos d’Ele.

Inês Barreiros Mota
Opinião 1 Fevereiro 2023

O regresso ao essencial

Voltar ao essencial é voltar a essa unidade, essa inteireza que nos torna irmãos, tanto na mesa partilhada como na vida de todos os dias. Esse é o nosso caminho de conversão, na procura e na luta pelo bem e pela justiça.

João Luís Fontes

Mais Opiniões

Opinião 6 Fevereiro 2023

Modo automático

As pessoas estão a acomodar-se, dependendo cada vez mais da tecnologia ao invés de usar a memória. Não vale a pena decorar datas, nem fazer muito esforço nas contas matemáticas. Afinal, os telemóveis de hoje fazem tudo e mais alguma coisa!

Rita Brito e João Silva
Opinião 3 Fevereiro 2023

O efeito ChatGPT: assustar para pensar

O ChatGPT é um potente sistema que, reconheço, intimida quem o experimenta, mas temos o extraordinário poder de o pensar em função de tais valores. Procuremos, pois, faze-lo com o empenho que é preciso.

Maria Helena Damião
Opinião 26 Janeiro 2023

A desmaterialização do ensino

Para evitar que a virtualidade do mundo digital se sobreponha à realidade da humanidade, torna-se ainda mais decisivo o trabalho sobre os valores e as virtudes que nos permitem cuidar da dignidade dos seres humanos.

Pedro Valente
Opinião 25 Janeiro 2023

Cristianismo e reencarnação: compatíveis?

Proposta cristã propõe a ressurreição como destino último e definitivo da vida humana, convidando-nos a jogar mais perfeitamente um jogo de Amor que compreende a fragilidade das coisas e da vida como bênção e caminho e não como fatalidade.

P. Francisco Cortês Ferreira, sj
Opinião 19 Janeiro 2023

Problemas nas autocracias

A ideia de que as democracias liberais são regimes políticos fracos e que as autocracias se mostram mais eficazes não corresponde ao que assistimos no mundo no último ano.

Francisco Sarsfield Cabral
Opinião 17 Janeiro 2023

Dignidade e/ou direitos?

A escola não pode, no entanto, ser, em meu entender, palco de ações de protesto. Apesar do direito à greve, depois dos desafios provocados pela pandemia na aquisição das aprendizagens básicas, as crianças e jovens têm direito à educação.

Joana Alexandre

Newsletter

Semanalmente destacamos o que de mais importante se passa no Ponto SJ.

    • SOBRE
      • Estatuto editorial
      • Ficha técnica
      • Política de Privacidade
      • Termos e Condições
      • Contactos
    • JESUÍTAS EM PORTUGAL
      • Quem somos
      • Santo Inácio
      • Espiritualidade Inaciana
      • Ser jesuíta
      • Famílias
      • Rede de Benfeitores
      • Secretariado das missões
      • Serviço de Proteção e Cuidado
      • Comissão do Apostolado Social
      • Serviço de Escuta
    • SEGUIR
      • Facebook
      • Twitter
      • Instagram
      • Youtube
      • RSS
Obras
Ativo 1
Ativo 1
Ponto SJ - 2023 © Todos os direitos reservados