Nos dias 7 e 8 de março, a Equipa do Espaço Jovem do Alto Catumbela, rumou até ao Bairro da Graça, em Benguela, para receber a formação em ‘Liderança, Gestão de Equipa e Gestão Institucional’ promovida pelo Centro Juvenil da Graça (CJG).
O CJG foi um um dos projetos dos Leigos para o Desenvolvimento, na Missão de Benguela, entregue à comunidade em 2014, e que atualmente tem como atividades dar formações em informática, técnico de farmácia, costura, eletricidade, canalização e inglês, e dispõe de uma sala de computadores, e também de uma biblioteca aberta à comunidade.
Durante estes dias os jovens do Alto Catumbela tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história dos Leigos para o Desenvolvimento no Bairro da Graça, e com maior detalhe a história do próprio Centro Juvenil. O empenho na partilha de conhecimentos pelos diferentes membros atuais e passados do CJG e o permanente cuidado em ajudar estes jovens a fazer melhor foi destacado como um ponto positivo da formação.
Foi um momento que lhes permitiu conhecer passo-a-passo as necessidades do CJG ao longo do seu desenvolvimento com e sem o apoio do Leigos para o Desenvolvimento. Tomaram conhecimento de quais as exigências de planificação, estrutura e cargos e parcerias, percebendo como é que estas são estabelecidas, de modo a conseguirem oferecer diferentes valências que poderão ser fonte de inspiração. Nesta partilha houve espaço para conversar sobre as principais dificuldades ultrapassadas, podendo discutir juntos como é que nesta fase precoce do Espaço Jovem tais dificuldades, e outras já presentes, poderão ser evitadas e combatidas.
Para além dos membros do CJG esta formação contou com a participação de outros formadores. A Professora Universitária Alice Barbosa fez uma exposição sobre a importância da mediação de conflitos na gestão de equipa, reforçando que para uma comunicação eficaz o mais importante é saber ouvir e falar respeitando o lugar de cada um. E o formador Fernando Barbante, antigo beneficiário do CJG e agora responsável pelo Instituto SEI, começou por destacar quatro características essenciais a qualquer cargo, onde, uma vez mais, o saber ouvir foi salientado como primordial para a capacidade de dialogar, e terminou com uma dinâmica em que cada jovem do Alto Catumbela teve de identificar características pessoais que são importantes para o seu papel no Espaço Jovem.
Foram dias intensos, que o António, coordenador do Espaço Jovem, referiu como muito importantes para perceber o potencial do que o Espaço Jovem pode ter e ser, e também para reconhecer que nesta fase pode ser necessário dar um passo atrás, conhecer melhor as necessidades dos jovens do Alto Catumbela, para poderem caminhar com maior suporte no futuro, perspetivando uma maior viabilidade na oferta formativa dos próximos meses.
Este projeto é financiado pelo Centro Cultural Português e do Centro Português de Cooperação em Angola.