Depois de uma primeira visita em dezembro de 2022, no passado mês de julho o MEF – Movimento de Expressão Fotográfica regressou ao Alto Catumbela – Município da Ganda em Benguela, Angola, para dar continuidade ao levantamento etnográfico local.
Um trabalho de fotografia e vídeo realizado em parceria com a comunidade, com a recolha de imagens em vídeo e fotografia de 18 histórias, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Comunitário do Alto do Catumbela, que a ONGD – Leigos para o Desenvolvimento está a promover.
Durante o mês de julho, a comunidade foi acompanhando a equipa, com grande curiosidade e de forma bastante alegre e acolhedora, ao longo dos vários locais onde ocorreram as filmagens.
As histórias selecionadas pretendem retratar a origem do Alto Catumbela associada à origem da Fábrica de Celulose, as diferentes expressões da cultura desta localidade, bem como, as ocupações e atividades empreendedoras que foram surgindo após o encerramento da fábrica e que ainda hoje continuam a ser a principal fonte de rendimento para a comunidade do Alto Catumbela.
Alguns dos saberes e ofícios retratados foram a produção de mel, a produção de artesanato como cestos e bordados, a produção de pão no forno comunitário e ainda a produção de legumes e frutas.
Este projeto pretende assim contribuir para a promoção da valorização e coesão social através da divulgação das histórias recolhidas em várias exposições fotográficas, mostra de um documentário e a criação de um livro, a acontecerem no Alto Catumbela, na Ganda e em Benguela, ainda durante o ano de 2023.
Este é um projeto financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e desenvolvido em parceria com o MEF – Movimento de Expressão Fotográfica.